Lectra apresenta o impacto da tecnologia na indústria da moda

No último dia 6 de maio, especialistas da Lectra, empresa líder mundial em soluções de tecnologia voltadas para a indústria da moda, apresentaram a profissionais deste mercado, o impacto da tecnologia na integração da criação ao processo de produção. Eles mostraram como a tecnologia é capaz de reduzir o time-to-market, facilitar a gestão de mudanças e promover a colaboração entre equipes.


Além de oferecer suas plataformas de softwares e processos industriais para indústrias da moda em 31 países, a Lectra também vem capacitando profissionais no uso e melhores práticas destas soluções. A empresa também capacita futuros profissionais a partir de parcerias com instituições nacionais como o Centro Universitário Senac, a Faculdade Belas Artes, Senai e instituições internacionais como Esmod – l`Ecole Supérieure des Arts et techniques de la Mode (Paris), FIT – Fashion Institute of Technology (NY), London College of Fashion (Londres), Parsons School of Fashion (NY), entre outras.


As soluções para design, modelagem, prototipagem em 3D, encaixe, corte de materiais e gerenciamento do ciclo de vida do produto, disponíveis hoje no mercado brasileiro, já proporcionam uma série de vantagens em todo o processo de produção.


“A utilização de um software de desenvolvimento de produto em 3D, como o Modaris 3D, por exemplo, pode reduzir o tempo de desenvolvimento e os custos dos protótipos intermediários em até 50% ou mais. Ou seja, uma peça piloto no processo normal pode levar até 3 dias para ficar pronta, enquanto que no Modaris 3D esse tempo pode ser reduzido para menos de meio dia. Isso significa mais modelos em menos tempo com menores investimentos”, declara Adriana Papavero, diretora da Lectra na América do Sul.


Daniela Ambrogi, gerente de marketing na América do Sul, informou que o Brasil é um dos países com menor índice de produtividade e ressaltou que a melhor maneira de aumentar a produtividade é investir em metodologia, processos e tecnologia e o objetivo da plataforma “Solutions Specialists” é oferecer essas soluções, proporcionando gerenciar o ciclo do produto, da criação até a sua venda.

SANDRA MOTTA | IMAGENS: REPRODUÇÃO