Lenzing introduz fibra TENCEL™ Modal e eleva sustentabilidade na indústria denim

Aprimorando a sustentabilidade na indústria denim, o Grupo Lenzing passa a introduzir a fibra TENCEL™ Modal com tecnologia Indigo. O lançamento foi realizado nesta terça-feira, durante a Kingpins 24 Flash, onde a empreesa realiza outro painel no próximo dia 25 de fevereiro, quinta-feira.

A inovação incorpora pigmento diretamente nas fibras modais, utilizando o processo de tingimento em uma etapa. Com isto, de acordo com a Lenzing, é possível proporcionar estabilidade de cor superior em relação ao processo convencional, enquanto usa substancialmente menos recursos.

O segmento jeanswear segue sendo um mercado importante para a Lenzing e a introdução da fibra Tencel™ Modal com tecnologia Indigo foi projetada para ajudar a reduzir a pegada ecológica de tecidos e roupas de jeans.

A tecnologia foi premiada com o EU Ecolabel, uma designação de excelência ambiental dada a produtos que atendem a elevados padrões ambientais ao longo de seu ciclo de vida. A demanda da indústria de denim por alternativas ecologicamente responsáveis ​​está crescendo rapidamente, à medida que marcas e parceiros da cadeia de suprimentos buscam maior sustentabilidade.

“A inovação está no centro do que fazemos, desde o fornecimento de fibra sustentável até recursos e processos de produção líderes da indústria, com o objetivo sempre presente de proteger nosso meio ambiente”, Florian Heubrandner, vice-presidente de negócios têxteis globais da Lenzing AG.

Produzida na Áustria, predominantemente de madeira de faia derivada de fontes de madeira geridas de forma sustentável, o lançamento da Lenzing foi apontado como “BioPreferred” pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

“Ao modificar os processos de manufatura tradicionais e implementar nossa tecnologia pioneira junto com materiais renováveis ​​e ecologicamente responsáveis, o Tencel™ Modal com tecnologia Indigo estabelece uma nova referência para aplicação de índigo e sustentabilidade na indústria de denim”, completou.

Diretora de desenvolvimento de negócios globais para denim da Lenzing, Tricia Carey apontou que a tecnologia marca uma grande mudança na forma como o corante índigo é aplicado, que vai além do tingimento de espuma, por exemplo, e permite menos etapas no processo e reduz produtos químicos em colocar o pigmento índigo no fio enquanto ele está sendo fiado.

“Sinto que as oportunidades são infinitas para o que pode ser feito com essa tecnologia […] Sentimos que esse processo poderá acabar com os problemas, não só do tingimento índigo, mas também do mercado de malhas, que tem tido problemas para trabalhar com fios índigo por causa do crocking”, disse Carey.

“A beleza de adicionar o pigmento índigo à fibra é que você ainda pode criar os efeitos de beneficiamentos em uma beneficiadora têxtil – ozônio, laser – no entanto, quando o consumidor o lava na lavanderia doméstica, você não terá nenhuma perda de cor”, acrescentou.

Outro ponto observado por Carey é que as fibras Tencel™ Modal com tecnologia Indigo são inerentemente versáteis e permitem a implementação em uma variedade de combinações de multifibras. O processo também permite que a fibra seja utilizada em produtos além do jeans, como malhas, agasalhos, calçados e artigos para o lar, já que o crocking é eliminado.

Além disso, um pigmento índigo especialmente encomendado do fabricante de corantes DyStar garante que o Tencel™ Modal com tecnologia Indigo possa ser certificado com o Padrão 100 da Oeko-Tex, garantindo níveis ultrabaixos de anilina.

“A marca Tencel™ está liderando uma mudança revolucionária para a indústria de denim e sempre foi uma das minhas ecofibras para minhas coleções”, indicou Adriano Goldschmied, fundador da House of Gold, está entre os primeiros colaboradores no lançamento do Tencel™ Modal com tecnologia Indigo.

“Estamos entusiasmados em colaborar e lançar a cápsula conceito ‘Seed of Joy‘ com tecidos de malha, circular e suéter usando Tencel™ Modal com tecnologia Indigo, em parceria com fábricas como Blue Diamond e In The Loop, além da produtora de máquinas Shima Seiki”, disse Goldschmied.

Vale destacar que, para viabilizar o lançamento comercial do Tencel™ Modal com tecnologia Indigo, a Lenzing firmou parceria com as fábricas de denim Candiani e Cone Denim.

A diretora de design da Cone, Pierette Scavuzzo, observou que o novo Tencel™ Modal com tecnologia Indigo está alinhado com os objetivos de sustentabilidade da empresa, bem como seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDGS). Segundo ela, este aborda o ODS 12, que é consumo e produção responsáveis.

“No que diz respeito à nossa oferta de produtos, esta é realmente uma bela evolução do que chamamos de nossa coleção de cores do futuro […] Então, essa é a peça de resistência, ter índigo sem anilina em nossa história do Future Colors. É um grande passo na inovação sustentável, agora disponível em índigo, que é o coração de tudo o que fazemos. Sentimos que uma marca vai olhar para isso e ver os benefícios que traz”, apontou Scavuzzo.

A Cone desenvolveu um protótipo de tecido com o índigo Tencel misturado com cânhamo, dando aos estilos um toque e aparência renovados e se encaixa nas silhuetas mais soltas da demanda hoje. Esse tipo de tecido pode caber em roupas esportivas de design, disse Scavuzzo, ou em vestidos ou calças largas.

“Fizemos também um tecido elástico e textural com flexibilidade e que pode ser unissex”, indicou Scavuzzo. “Estamos muito entusiasmados com a nossa linha que vai sair com ela, porque não é apenas uma nota.”

Fonte: Redação | Fotos: Divulgação