Linguagem vintage com cós breasileirinho

A força com que a linguagem vintage influencia a moda jeanswear global, atualmente traz consigo elementos que vão bastante além de pequenos devorês, lixados ou efeitos de desgastes. A passagem do tempo vem influenciando a fisionomia das peças, com os patches figurando como insistentes referências para construção alteradas de calças femininas e masculinas.


Também os detalhes “cut off”, permanecem como um forte elemento, a ponto de elevar o valor de muitas peças lembrando a associação de um jeans todo-o-dia com o mercado do luxo ou o conceito das passarelas. Nossa matéria de croquis desta semana inicia um estudo de como estas influências se transformam no habitat nacional, tão apegado ao cós largo e ao jeans enfeitado. A simples passagem do tempo nem sempre é o suficiente para cativar o mercado brasileiro, especialmente o público feminino nacional, sempre ávido por fite que enfeitem seu visual e destaquem suas curvas.


Patches gigantes com proposta decorativa, cut-off em recortes que simulam bolsos frontais, palas simuladas por recortes desfiados, e bolsos rasgados colocando em exposição detalhes em strass são alguns elementos explorados. Também o mix de tecidos, elemento que continua em alta, e que possui valor de moda evidente, devido ao contraste maior das áreas recortadas ou contornos de aplicações.

ViVIAN DAVID / CROQUIS: VIVIAN DAVID