Menos saturação e mais experimentalismo no Verão 2018

Menos é mais: célebre frase assinada por Coco Chanel. É também, a lógica que rege a apresentação do jeans colorido da estação de Verão 2018. Nas araras das coleções, quando as cores direcionais são apresentadas com maior saturação; são dosadas em menos aparições. Em contrapartida, quando a nuance é exposta no acabamento em menor intensidade; suas variações são mais numerosas. A versão do jeans colorido em tom vibrante, atua como elemento sinalizador da presença das principais cores tendência nas araras. Porém a base do sortimento da estação, é composta pelas gamas confortáveis, e seus desdobramentos apagados, puídos, ácidos e descarregados em diversos níveis.



Nas versões mais saturadas dos tingimentos, a temporada destaca o vermelho candy, o salmón vintage, e o mais puro aspecto royal. São estes tons, os que mais ganham atenção no que tange ao experimentalismo: amassados com vincos de pigmento, aquarelados associados à texturas de sarja, ou descarregados com reservas de cor lembrando puídos estão entre as variações. Nesta cartela, o mix de calças comunica seu alinhamento com o lifestyle cada vez mais ligado ao esporte e à performance como estética de moda.



Em seguida, na lista de cores concentradas, figuram o lilás, e o vermelho estilo new black. Também estes tons se desdobram numerosos nas araras, do visual intenso ao macio esquecido pelo tempo. Aqui as cores são românticas, femininas, mas acima de tudo funcionais; dada a alquimia mais fechada e menos quente das variações. O frescor e a leveza, são dados pela luminosidade do branco alterando as saturações.



Além dos azuis a presença do mix esverdeado, juntamente com os tons terrosos e mostarda queimado do jeans são importantes na estação. Este agrupamento, consta como importante aliado das referências militares que permeiam as coleções. Porém ainda assim, não fogem à regra de Chanel: começam mais fortes, e menos frequentes; e se prolongam em acabamentos experimentais até chegar no quase branco. Confiram uma síntese do aspecto destas cores em nossa curadoria de imagens.


VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR