Marcas de denim estão lançando sua primeira coleção baseados no manual de Redesign da Fundação Ellen MacArthur, uma instituição de caridade registrada no Reino Unido que visa repensar e construir a estrutura de uma economia circular. Recentemente, marcas como Boyish, Triarchy e Weekday tem lançado produtos baseado nos princípios de moda circular recomendados pelo mesmo. Gap, Reformation, Lee e Wrangler estão prontas para lançar seus próprios produtos baseados nas diretrizes recomendadas pelo manual nos próximos meses.
Para dar mais visibilidade à chegada destas coleções, a Fundação Ellen MacArthur lançou um minidocumentário que destaca a importância e o progresso do manual Jeans Redesign ao longo das marcas

O filme compartilha os avanços para educar o consumidor final acerca da sua responsabilidade no consumo e na produção do jeans. O minidocumentário será compartilhado através dos canais das mídias sociais da Fundação.
A Ellen MacArthur Foundation trabalhou com mais de 80 experts em Denim para desenvolver o manual Jeans Redesign, o qual foi lançado o ano passado. O material enumera os requisitos mínimos para que o jeans tenha durabilidade, materiais seguros na composição, e esteja apto a reciclagem e rastreabilidade ao longo do seu percurso na cadeia.
Entre as informações contidas no manual, destaque para a afirmação de que o jeans pode resistir a um mínimo de 30 lavagens domésticas. Também para o alerta de que um jeans com potencial circular deve conter informações claras quanto aos cuidados do produto ao longo do seu uso.
O manual recomenda também que os produtos em denim tenham um uso mínimo de 98% de fibras de celulose provenientes de métodos de cultivo regenerativos, orgânicos ou alternados e ser livre do uso de químicos perigosos.

Ainda segundo o guia da Fundação Ellen MacArthur, aviamentos como rebites devem ser projetados para ser removíveis do jeans, ou completamente eliminados do mesmo. Em geral, toda sorte de metais – como fechos e demais aviamentos, devem ser fáceis de ser retirados para não impedir que a peça tenha circularidade ao longo da cadeia.
As marcas que seguirem o Guia da Fundação devem comunicar na própria peça, a forma como cada exigência está sendo contemplada. Dessa forma, as mesmas podem usar um logo da fundação, o qual será renovado anualmente.
As tecelagens de Denim possuem uma exigência adicional; a implementação do ZDHC em sua produção e um volume máximo de descarte de água limitado ao valor de 0,025 m³ por jarda (aproximadamente 0,91 metros de tecido) ou menos.
AGI Denim, Artistic Milliners, Cone Denim, DNM, House of Gold e Prosperity textiles estão participando da iniciativa.
Confira o minidocumentário na íntegra:
Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução