A MNMAL São Paulo, grife comandada pelo estilista Flavio Gamaum, levará sua essência minimalista para a passarela do São Paulo Fashion Week N59, no dia 10 de abril. Em parceria com a Vicunha Têxtil, uma das principais fabricantes de denim do mundo, a marca desafia padrões tradicionais: parte da coleção explora novas cores, texturas e tecnologias, provando que o minimalismo pode ser versátil, inovador e carregado de conceito.
O denim estará presente em diversas peças que serão levadas às passarelas para reeditar a moda minimalista e a cultura jeanswear. Entre elas estão casacos, blazer, calças, shorts, bermuda, macacão, camisas e bolsa. A criação reúne a elegância da alfaiataria com um pensamento contemporâneo sofisticado e um olhar afiado para os desejos e necessidades da sociedade.
A nova coleção da MNMAL para o SPFW ajuda a reafirmar que o jeans pode ir muito além do básico no minimalismo. As peças foram pensadas para resistir ao tempo, incentivando o consumo consciente. A marca defende que cada roupa deve contar uma história, mantendo-se atual e relevante, independentemente das tendências passageiras.
Minimalismo sem rótulos
Com um DNA fresh e autoral, desde seu nascimento, há dois anos, a MNMAL propõe uma abordagem singular ao minimalismo, indo além do tradicional preto, branco e bege. Isso também estará refletido em sua nova coleção, uma busca da dualidade entre simplicidade e experimentação, explorando diferentes matérias-primas e paletas cromáticas, sem se prender à sazonalidade de coleções típicas de inverno ou verão.
“Todo mundo espera o padrão do minimalismo, mas nosso desafio é justamente subverter essa expectativa, trazendo um olhar contemporâneo e dinâmico para o essencial. A matéria-prima, como o denim e o brim, é o ponto de partida de cada criação, sendo protagonista das peças e garantindo durabilidade, conforto e expressão”, explica Flavio Gamaum, diretor criativo da MNMAL.
Superando o minimalismo pós-pandêmico
Desde o início da pandemia, o estilo minimalista ganhou força. Em um momento de maior reflexão sobre os rumos da humanidade e do planeta, um guarda-roupa com menos peças e com roupas de maior qualidade passou a ser tendência. A estética baseada em menos elementos, tons mais sóbrios e um compromisso com a sustentabilidade seguem fortes até hoje. No entanto, cinco anos após o início da pandemia, ganha espaço uma moda minimalista que experimenta mais cores e texturas, exprimindo uma ousadia maior dos nossos tempos. Além disso, a moda se liberta da paranoia em relação à sujeira dos micro-organismos, retomando uma postura de consciência hídrica, com roupas criadas para serem menos lavadas.
Tecnologia como aliada da sustentabilidade
Os destaques da coleção são os tecidos Wilson Brown, Vic Max, Yasmin, Spinning e o Pacito Regen, este último produzido com algodão cultivado com práticas regenerativas. A agricultura regenerativa compreende um conjunto de ações que promovem importantes benefícios para o meio ambiente. Além de reduzir a utilização de produtos químicos, contribuir para a saúde do solo e preservar a biodiversidade, o algodão regenerativo utilizado para a produção das peças é cultivado em sistema de sequeiro, minimizando consideravelmente a pegada hídrica na produção têxtil. O tecido produzido pela Vicunha é pioneiro no Brasil e possui o selo regenagri®, da certificadora global Control Union, que atesta a melhoria contínua na implementação e acompanhamento de boas práticas de agricultura regenerativa.
“Nosso compromisso é oferecer denim e soluções para a moda que possibilitam criações inovadoras e sustentáveis. Com a MNMAL, conseguimos traduzir essa proposta em uma coleção que reflete um minimalismo contemporâneo, sofisticado e responsável”, afirma Renata Guarniero, gerente de Marketing da Vicunha.
Serviço
Desfile MNMAL São Paulo – SPFW N59
Data: 10 de abril de 2025
Horário: 18h
Local: Shopping JK Iguatemi, São Paulo
Fonte: Redação | Foto: Divulgação