Números, têndencias e temas propostos no evento

As edições mais recentes da Pitti Uomo e Pitti W, que ocorreram entre os dias 18 e 21 de junho em Florence, na Itália, alcançaram um total de 30.000 visitantes dos quais mais de 18.000 eram compradores. Os resultados aparentam um aumento de presença, especialmente por parte de países estrangeiros. Comparando os resultados com o do ano anterior, onde o número de visitantes foi considerado estável, enquanto a presença de estrangeiros (vindos de cerca de 100 países) havia crescido 4,5%.



Cores, estampas e sportswear vibrante são a tendência para este ano, e uma renovada atenção para o jeanswear. O universo do motociclismo continua popular assim como toda a vibração e energia que gira em torno de temas relacionados à velocidade. Inspiração consistente para a primavera/verão 2014-15, os evento apresentou diferentes esculturas artísticas feitas de peças e emblemas de motociclistas. Destaque também para a exibição de jaquetas perfecto de couro vintage de motoqueiros e apresentações de grupos de modelos motociclistas movimentando-se pelas áreas dos pavilhoões em motocicletas vintage especiais.



Algumas companhias participaram do evento apresentando ítens e iniciativas especiais conectadas com o tema principal. Blauer, em especial, com o lançamento de uma seleção de jaquetas de couro tonalidades coloridas intensas, também apresentou uma colaboração com a marca de motos Honda lançando duas variações de cores para o novo modelo SH300i Blauer Hi Tech. O modelo com edição limitada, foi apresentado exclusivamente na Pitti Uomo.Somado à isso a marca também apresentou uma nova coleção de denim.



Todas as companhias continuam apostando no denim – incluindo marcas de roupas formais – desde que esta categoria de produtos aparentou sofrer menos do que as outras. A marca premium americana PRPS escolheu realizar sua estréia em Florence, na Itália, com uma exibição/instalação de modelos icônicos e históricos do jeanswear para celebrar seu aniversário de 10 anos. A companhia almeja alcançar 250 varejistas top na Itália através das Vendas PRPS Goods and Co., PRPS Japão e as coleções PRPS Noir. Levis`s Made & Crafted e Levi`s Vintage buscaram suas inspirações em peças de arquivo como camisas de rodeio, tops e malhas coloridas. Gas optou por uma série de denins muito elaborados variando do azul ao verde, em adição à uma série de tops caracterizado por estampas marítimas reinterpretadas. Meltin`pot apresentou sua nova coleção de jeans que focou no design do seu próprio triângulo amarelo e também ofereceu uma série de construções em denims 3D da Orta Anadolu, os quais utilizaram a tecnologia Vintech/Dual Core. Meltin` Pot também propôs seu icônico jeans reversível B-Side.



A atitude que caracterizou o denim também influenciou o outerwear. Woolrich recentemente apresentou sua coleção “Age of Perfection”, uma capsule collection especial, incluindo denim 14oz. A seleção especial de parkas foi tratada de acordo com beneficiamentos especiais empregados no jeans. Os ítens tem um visual irregular alinhado à linguagem do segmento. As peças foram desenvolvidas em colaboração com Alessandro Viganò, expert em denim.

REDAÇÃO / FOTOS: REPRODUÇÃO