O denim como você nunca viu

Os designers do segmento jeanswear devem estar mais empolgados do que nunca durante os preparativos das coleções de verão e inverno 2014. O mix em denim tem se tornado mais diversificado, e peças antes impensáveis para o segmento agora ganham leituras índigo com apelo de luxo e alta moda.


É hora de expandir a mente, identificando em novos artigos a oportunidade para criação de um bom apelo comercial, através de interpretações peculiares em denim. Peças vaidosas como o gracioso maiô de bailarina, sapatos, ou o atemporal biquíni de cortininha são alguns exemplos identificados em editoriais. No mix masculino, as gravatas se destacam.


Enquanto algumas peças inéditas da temporada descendem de fisionomias conhecidas renovadas pelo denim, como as já citadas outras são tradicionais do segmento, e são revigoradas por boas “sacadas” que alteram seus comprimentos. É o caso do top com fisionomia de macacão incompleto da River Island, e a jaqueta perfecto cropped da Citizens of Humanity do editorial Livin on the Edge.


Uma boa sugestão para incluir tal lógica nas coleções, é procurar nas fichas técnicas, aquele artigo que vendeu bem por muitas temporadas, e que não era confeccionado em denim, para ganhar uma releitura através do índigo. Ou quem sabe, apostar naquela peça em jeans, velha e trivial conhecida do segmento, relançando-a com corajosas modificações no comprimento: ou no visual cropped, ou em interpretações longas e estilosas. Pensar no activewear, e nas peças em malha reformuladas para o denim também se mostra eficaz. Nossa galeria agrupa exemplos improváveis e desejáveis no guarda-roupa atual, para inspirar os leitores à expandir suas criações, buscando os novos caminhos que tem se mostrado favoráveis para o segmento.


VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO