O denim leve em evidência no verão 2014-15

Todos querem o visual índigo, e isso é fato comprovado pelos editoriais de moda, passarelas e mesmo pelas novas lavagens aplicadas nos tricôs, que conferem uma aparência de blue denim às malhas. Porém foi o calor e a trajetória de conforto acentuada pelo stretch que agregou ao jeans, um discurso novo de bem estar, relacionado ao pijama e à uma aparência relaxada. Como consequência, estamos assistindo ao mais recente desdobramento, desta nova visão que confere ao denim a responsabilidade da moda mais “desencanada”, fresca e funcional: a ampliação do mix em chambray nas coleções de verão.


Os desfiles de Nova York, Londres e Milão vem recolocando, em diferentes proporções, uma infinidade de t-shirts lavadas em índigos leves, com a desejada manga circular que emergiu na temporada anterior, e permanece atual entre os lançamentos de verão 2014-15. Saias com efeito de “cortina” asseguram uma verdadeira brisa para o visual, e as pantalonas com comprimento cropped, a exemplo de Rachel Comey, demonstram bom giro no varejo net, ganhando inclusive versões graciosas através da estampa polka dot.


Saias rodadas, clochards, regatas, e t-shirts atemporais. Esta é a oportunidade que o chambray encontrou de acompanhar a alta do denim, em versão mais arejada e confortável. Tão confortável, que seu sentido mais literal, na forma do fit pijama, vem se posicionando como um grande hit das coleções das temporadas de moda. Passamos pela era do double denim, e posteriormente do triple denim, e com tantas camadas, a demanda por leveza trouxe para o mercado uma versão mais leve para o visual índigo total, através do look total chambray.


VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO