O denim na distinta alfaiataria masculina

Ternos, gravatas e formalidades… Um visual que em sua leitura mais literal encontra-se vinculado à uma certa “zona de conforto” da moda masculina Trata-se de uma necessidade do guarda-roupa do gênero: preservar a conveniência de trajes práticos, neutros, alinhados e socialmente aceitos.


Em reconhecimento à necessidade de preservar a essência desta aparência indefectível e segura do menswear, o denim vem “respeitosamente” incluindo sua linguagem na indumentária social masculina. Mantendo a formalidade de maneira displicente, as interpretações em índigo vem mostrando potencial para converter peças antiquadas em ítens “cool” da temporada. Como sempre, a ousadia dos asiáticos antecipa esta leitura, a exemplo do recente editorial da revista GQ China, edição de março de 2013.


São produções de bom tom, que mesclam alfaiataria bastante convencional à peças como a camisa chambray e a jaqueta básica. No editorial, é possível apreciar “peripécias” como o paletó interpretado em denim, jogado com sandálias frescas e descompromissadas. A gravata pode tornar um conjunto em denim bruto absolutamente “distinto”, mesmo com peças onde a fisionomia não é familiar à alfaiataria convencional. Já a jaqueta aviador promove uma leitura social para a produção com camisa em blue denim e gravata. Sapatênis coloridos ou em índigo, reverenciam a proposta do material da cabeça aos pés.


A proposta dos looks é bem sucedida em manter o tom “apropriado” das produções, ousando e atualizando as peças sem prejudicar sua fisionomia tradicional, naturalmente assimilada pelo público. Dedicado ao lifestyle masculino, que opta pelas produções mais alinhadas e cerimoniosas, o editorial sugere um bem sucedido mix de tuxedos, calças sociais com vinco, paletós e conjuntos em diálogo com peças básicas do jeanswear e sapatos descolados. Ao mesmo tempo, coloca em evidência uma boa lógica para o desenvolvimento das coleções de tal público sugerindo interpretações antiquadas e sóbrias da alfaiataria, revigoradas pelo denim e por uma pegada minimalista.


VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO