O jeans certo do jeito errado

Findas as festas de final de ano e o clima de expectativa toma conta do espírito do nosso tempo. É hora de passar uma borracha nos erros do ano que passou e planejar um 2011 apenas de acertos. Na moda de rua, especialmente, existe uma simpatia infalível para trazer sorte ao look: na hora de coordenar as peças do guarda-roupa, escolha o “jeans certo” e use-o do “jeito errado”!


Por exemplo, uma jaqueta jeans pode ser utilizada como se fosse uma camisa e ganhar a sobreposição de um colete. Ou ainda, uma camisa em jeans de manga longa pode se transformar em manga curta com o simples enrolar da barra e para usá-la do “jeito errado” nada melhor do que vesti-la sobre uma blusa de malha com a manga mais comprida, compondo assim uma brincadeira com os comprimentos.


. E nada de usar jeggings vaidosas e sofisticadas de maneira “certinha”: melhor optar pelo contraponto e coordená-las com looks rebeldes e desleixados. Nesta mesma linha, os vintages mais surrados podem ser o ponto alto de uma produção refinada, enquanto o jeans mais “descolado” e vanguardista pode ganhar ares de romantismo e nostalgia.


Afrontas sutis ao código do vestir também são uma ótima estratégia para compor looks criativos, um bom exemplo são as produções masculinas onde o jeans tem a barra propositalmente enrolada deixando à mostra tornozelos e meias coloridas totalmente descombinadas com o restante do look.


A lei do “desleixo criativo” praticamente monopoliza as produções mais originais da moda de rua. Além das sobreposições, jaquetas, camisas e calças são vestidas “do modo errado” retorcidas ou enroladas para alterar comprimentos e criar assimetrias.


Entram também nessa simpatia, os looks em double denim, sempre descombinando lavagens e shapes. Confira as fotos.


VIVIAN DAVID | FOTOS: REPRODUÇÃO