O jeans e as bolinhas de papel

O velho ato de amassar e jogar fora algo que não se usa mais parece ter servido de inspiração às avessas para as coleções das marcas de jeanswear há diversas temporadas.


Desde então digamos que para que um jeans seja “usável” deve ser devidamente amassado tal qual uma bolinha de papel e então “jogado” dentro do mix de produtos de uma coleção com o status de “ítem desejo”.


Talvez o perfeccionismo de inúmeros esboços de croquis amassados e jogados na lixeira tenha servido de “modelo” aos olhos atentos de algum criador ou talvez este tenha sido apenas mais um efeito genuíno de uma peça vintage original, reproduzido com entusiasmo como principal informação de moda nas coleções.


Seja qual for o motivo de tamanho desalinho o grande público amante do jeanswear vem reconhecendo nas mesmas um apelo versátil e avant-garde. Os efeitos que tornam o denim amassado com aspecto”empapelado” são grandes aliados de shapes diferenciados, peças com modelagens discretas e lavagens diferenciadas.


Aos criadores de moda um conselho: depois de amassar um croqui e transformá-lo em uma bolinha de papel melhor abri-lo para conferir como ficaria o respectivo modelo com o efeito amassado empapelado. O resultado pode surpreender.


VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUA JEANSWEAR | CROQUIS: VIVIAN DAVID