O ‘novo normal’ das principais feiras têxteis no Brasil

Quem aí está morrendo de vontade de reencontrar os amigos, dar um abraço, fazer o networking nas feiras, passear pelos corredores lotados de estandes repletos de novidades que podemos conhecer de perto, trocar informações, conhecimentos?

Infelizmente, ainda não é possível se reunir em eventos, mas o mercado de moda vem se reinventando para manter a conexão com seus clientes num mix de feiras híbridas que unem o digital e o presencial (em breve).

Para contar todas as novidades das principais feiras e eventos do setor têxtil nacional, o Buscatêxtil, comandado por Henri Kanj, reuniu um time de grandes nomes que comandam diferentes setores relevantes para o mercado. Estiveram presentes na live “Juntos”, Marlene Fernandes, CEO da Style WF que promove o Denim Meeting, Hélvio Pompeo Jr. da Febratex, Alexandre Keese da Fespa Brasil, Liliane Bortoluci da Furure Print, Ilse Guimarães do Inspiramais, Ivan Jasper do ONDM – O Negócio da Moda, e Willian Casarim da Vista Fair.

Confira as inovações, novidades e as próximas datas das feiras:

Denim Meeting

O evento que acontece desde 2016 traz o tema “Transformação e Conexão” para edição 2020. Entre as ações realizadas durante este ano, está o Denim Meeting Talks, com lives que abordam assuntos que vão do fio à peça acabada no segmento jeanswear. “Percebemos a falta de capacitação do segmento e, mesmo online estamos levando esse tipo de informação”, afirma Marlene Fernandes.

No Instagram, estão sendo divulgadas as “Cápsulas de Sobrevivência” com grandes nomes do mercado como Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, e Herbert Schmid, consultor da Schmid Consulting e ex-presidente da Santista. Juntamente com o FashionHUB, haverá uma mentoria sobre as soluções que podem ser trabalhadas dentro de cada empresa.

Já o Denim Meeting regional será realizado no formato online, e a primeira cidade a receber o evento é Caruaru em Pernambuco, com data prevista para agosto. Segundo Marlene Fernandes, a edição presencial do Denim Meeting está programada para novembro, em São Paulo, com data ainda a ser divulgada.

Febratex

A Febratex, terceira principal feira têxtil do mundo, reúne as novidades em matéria-prima, tecelagem, acabamento, fiação e confecção. A última edição do evento, que é bienal, aconteceu em 2018 com 330 expositores, mais de 60 nacionalidades e 50 mil visitantes.

Será lançado no próximo mês o marketplace destinado aos expositores com informações importantes para o setor. Além disso, o Summit Febratex irá abordar três principais conteúdos – digitalização, sucessão familiar e economia circular.

Neste ano, a 17ª edição da feira aconteceria em agosto, mas foi transferida para fevereiro de 2021, entre os dias 2 e 5 de fevereiro na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. “Vamos ter que reorganizar o calendário de feiras para 2021 onde haverá conflito de datas e eventos próximos, mas em 2022, tudo se normaliza”, afirma Hélvio Pompeo Junior, representante da Febratex.

Fespa Brasil

A próxima edição da Fespa Brasil, que abrange o mercado de impressão digital, já tem data marcada. Acontece de 24 a 27 de março de 2021, no Expo Center Norte, em São Paulo. Enquanto isso, os clientes recebem informações relevantes através do site, que serve como referência nesse momento de crise, reforçando ainda mais o compromisso com os expositores e visitantes de sempre estar próximo a eles.

“Mesmo sem o presencial da feira, estamos fazendo parte da vida das pessoas seguindo a tendência de eventos híbridos que se complementam”, comenta Alexandre Keese, diretor da feira.

Future Print

A feira com foco em comunicação visual para os mercados de serigrafia, sign e têxtil, está comemorando seus 30 anos com a Semana Digital, que acontece até o dia 24 de julho, reunindo convidados especiais compartilhando suas experiências e soluções para o setor.

A edição presencial foi adiada para novembro e, a princípio, acontece entre os dias 25 e 27 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Segundo Liliane Bortoluci, diretora da Future Print, a feira ainda está lançando uma plataforma que irá abordar diferentes conteúdos para expositores e visitantes.

Inspiramais

O Inspiramais, único salão de design e inovação de matérias da América Latina que engloba os setores calçadista, confecção e moveleiro, antes agendada para o mês de junho, acontece no formato virtual de 25 a 27 de agosto.

“Já estávamos trabalhando em cima da digitalização e este processo acelerou com a pandemia”, comenta Ilse Guimarães. “O Inspiramais não é simplesmente um salão presencial, mas sim um programa, com perfis inspiracionais”, completou a diretora do Inspiramais, apontando que o digital é importante, mas sem perder o contato humano unindo os dois formatos.

O Negócio da Moda

Ivan Jasper, diretor do evento ONDM – O Negócio da Moda, ressaltou a importância da união do setor de feiras e como isso vem sido conquistado entre todos os participantes da transmissão.

Em relação aos eventos, a edição em Cianorte, no Paraná, está prevista para acontecer nos dias 23 e 24 de outubro, enquanto a edição de Camboriú, Santa Catarina, deve ser realizada nos dias 1, 2 e 3 de dezembro.

Neste ano, as feiras vão receber 600 pessoas por dia, contando com a transmissão online do evento que já acontece desde 2017. “Nossos principais visitantes são da indústria têxtil, das grandes confecções e esse é o momento de sazonalidade para o pessoal (referente ao evento de Santa Catarina), isso faz com que eles estejam mais dispostos e com tempo livre para que possam estar conosco”, afirma Ivan.

A feira ONDM já tinha um projeto para esse ano com o intuito de trabalhar a construção de comunidade junto aos expositores e patrocinadores, levando conteúdo relevante para as empresas.

Vista Fair

A Vista Fair reúne os segmentos de lingerie, moda praia e fitness, e estava prevista para o mês de maio. Em meio à pandemia do novo coronavírus, o evento foi reformatado e levado para a plataforma digital, lançada na última semana e disponível até 14 de dezembro.

Ao longo deste período, as empresas expositoras podem interagir atualizando sempre com novidades sobre as marcas. “Nesse novo formato é possível buscar informações ainda sobre beleza, lifestyle, inteligência de mercado, tanto para a indústria quanto para o varejo”, diz Willian Casarim, diretor da feira.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Reprodução