O poder da linguagem vintage para o segmento jeanswear

A linguagem vintage, que vem predominando as lavagens, fits e aparência do denim nas últimas temporadas, traz à tona diversas memórias do segmento responsáveis por releituras de uma época passada, que não se restringem apenas à aparência do jeans, mas abocanha também a linguagem de marketing, o design de etiquetas e aviamentos e até mesmo o interior de lojas.


Amantes e entusiastas do jeans colecionam relíquias e prezam a história do tecido mais democrático da moda há anos, porém agora, com muitos olhares voltados para o segmento, que a história do denim passa a ser mais e mais recontada e celebrada. O Style Sight olhou para os banners antigos de denim e nos chamou a atenção para esse item que vem sendo relembrado e revisitado em feiras, eventos e até mesmo pela própria Levi’s e outras marcas.


A história de como esses banners apareceram é muito marketeira e claro, começou com a Levi’s em 1950 quando a marca tinha interesse em expandir o alcance de suas calças para mais pessoas além de cowboys e trabalhadores. Os gigantes pedaços de denim com estampas em silk screen ficavam perto das calças no interior das lojas e neles figuravam cowboys livres ao pôr do sol, fumando um cigarro junto de seus cavalos, eventualmente com belas meninas os admirando. As peças eram muito coloridas e bem diferentes para a época e os que as torna ainda mais colecionáveis hoje em dia é o fato de terem sido feitas em edições limitadas de em média duzentas peças.


Os banners ganharam homenagens em peças com fit clássicos na Levi’s Japão como a jaqueta 507, e a Levi´s Vintage Clothing para sua coleção de Outono Inverno 2014 também revisitou a história e calças, jaquetas e mochilas ganharam as estampas dos emblemáticos banners da época. A Levi’s Vintage recrutou Mark MacDonald para recriar os banners para eventos de lançamentos da marca, dessa vez pintados à mão, que ficarão permanentemente na loja da marca em Elandsgracht em Amsterdã.


Depois da Levi’s, a Lee, a Wrangler e outras marcas começaram a fazer o banner e hoje em dia, marcas como a Kapital, Flat Head e Studio D’artisan fizeram seus tributos ao item de marketing que virou relíquia.


Você pode saber mais no Denim Hunters e Mohsin Special.

Marina Colerato | Fotos: Stylesight, Denim Hunters e Mohsin Special