O visual dos pantones do Verão 2018 nas araras de jeans da estação

Na semana passada, a Pantone divulgou as dez cores que vão direcionar as escolhas das cartelas de tecidos para a indústria da moda, na temporada correspondente ao Verão 2018 nacional. Essa informação, que a princípio parece ser tão direta, tem suas singularidades para cada segmento. Moda praia, fitness, modinha, malharia – cada uma se apropria dos tons de acordo com os hábitos da sua área. Para o universo jeanswear, este apontamento é ainda mais peculiar; pois além de ditar de maneira direta as cores que irão constar nas alquimias do mix de coloridos; impõe exigências para o diálogo do índigo trabalhado. Então, se temos a indicação de um desejo forte pelos tons laranja – além dele constar no tingimentos de colors da estação, deve combinar com a lavação carro-chefe da temporada.



Lembrando que as cores indicadas, destacam tons saturados de rosa, verde e marinho, e sublinha uma cartela esmaecida – com destaque para o azul Niagara. Esta divisão é relevante, na medida em que as araras de grandes feiras direcionais, como a Denim by Premiere Vision, destacaram de forma muito mais numerosa no mix de coloridos, os tons esmaecidos sugeridos pela Pantone. Pale Dogwood, o tom de pele bohêmio e rosado, aparece em peças românticas, trabalhadas em pontos de luz, aspecto amassadinho, e lavagens mais manchadas e trabalhadas. O verde greenery, por sua vez, não segue o tom de saturação do pantone original – aparece aguado e apagado pelo tempo. Já o Niágara, o azul macio da estação; aparece no mix de coloridos bastante macio e apagado, ampliando a luminosidade do verde anterior, e quase sempre apresentado próximo ao branquinho chic da temporada.



O marrom vintage Halzenut, por sua vez, é numeroso e posicionado junto aos tingimentos acinzentados e blacks da estação. É um tom que se multiplica entre versões mais terrosas, e clareadas pelo branco falhado. Juntamente com o Kale, o grafite e o mix preto da estação, reforçam o apelo urbano que vem sendo levado paras as inspirações de verão.



E finalmente, chegamos no sortimento de índigos da estação. Nesta linha, devemos pensar que assim como a Pantone sugeriu tons opostos de saturamento de azul, através do contraponto entre a variação macia e gelada e o marinho; temos as lavações claras blue ice (traduzindo no índigo as qualidades de conforto do Niagara), e os índigos tensos e profundos, equiparando-se ao papel contrastante do Lapis Blue. São acabamentos, que elaboram looks vibrantes nos diálogos com os tons pink e laranja da estação, e se transformam em produções contemporâneas e bohêmias nas combinações com complementos apagados. Confira nosso garimpo de acabamentos inspirado nas cores sugeridas pela publicação.

VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR