Opção descomplicada para atualizar o mix em denim

Ela é a versão “over” dos poás : organizada e excessiva. Nesta temporada, ganha visibilidade pelo contraste com o denim pela cor, tamanho ou pelo relevo. O “polka dot” pode não representar a maioria entre as opções de estampa na feira Bread&Butter, mas vem se destacando em blogs de styling, moda de rua, pelo portal WGSN como um “hit global”, e principalmente no varejo da net. Este último, convenhamos, atualmente o mais veloz canal de distribuição para qualquer produto.


O polka dot significa uma forma descomplicada de atualizar o mix índigo. Um molde básico, de calça+jaqueta, recebendo tal estampa, está habilitado à formar um conjunto – must have da temporada de inverno 2014 – a exemplo da marca House of Holland. Agilidade na produção, que combina bem com a exigência de mercado, especialmente no ambiente volátil da net. Boas escolhas, como a aparência “camurçada” ou o “toque” do relevo, são passíveis de incluir a versão “over” dos poás no repertório de fisionomias trendy de inverno.


Os poás estourados, podem vir em duas diferentes lógicas: ou em extremo contraste, semelhante à um “confete” sobre o tecido ou no delavé distressed dialogando com as estampas “reveladas” (que parecem ser “abertas pela lavagem), bastante enfatizadas nas coleções de inverno 2013 (2014 brasileiro). Este último, é o principal visual trabalhado nas lojas virtuais, quase sempre estampado em branco, sobre índigo ou color, exceto pela Mih que utilizou o vermelho.


Os micropoás são os eleitos pelas camisas chambray, e pela moda masculina em geral. A aparência que remete à gravataria, é a principal justificativa, já que o mix de estampas e a alfaiataria está em alta em ambas as coleções. A versão miúda, é utilizada tanto em propostas ousadas, como a divisão de um bottom pela metade (liso x estampado), identificada na Evisu James quanto nas mais formais à exemplo da 120% que utilizou a estampa para unificar o visual da camisa ao da gravata, por exemplo.


O apelo distinto da padronagem adquirido na versão dos forros em tricoline destaca a estampa como opção mais caprichosa para acabamentos internos das calças casuais masculinas – grande destaque da marca Cinque na feira Bread&Butter.



Nossa galeria percorre editoriais, feiras e moda de rua masculina e feminina. Nos croquis, sugerimos um “twist” do polka dot, mesclando o mesmo às lavagens tie dye, seguindo a lógica das estampas reveladas. Também idéias comerciais inspiradas no jeans partido de Hashish e color block com uso da estampa. Também algumas cores em evidência na estação para a serigrafia com toque ou opção camurçada, como o pink e o esmeralda.


VIVIAN DAVID / FOTOS BBB: EQUIPE GUIAJEANSWEAR / REPRODUÇÃO