Otimismo e tendências na edição de verão 2014-15

A curiosidade imperou na edição mais recente da feira Premium que ocorreu entre os dias 2 e 4 de julho em Berlim. Tal mérito é devido em parte, à extrema intensidade do verão atual na Alemanha, que deixou os varejistas curiosos e mais abertos para as propostas colocadas nas coleções. Ao mesmo tempo, a atuação dos mesmos demonstrou cautela. “Eles estão buscando por preços e materiais mais do que nunca” , comenta Peter Kuhl, distribuidor da região sul da J. Brand. “Varejistas estão procurando se reinventar e se diferenciar de outras lojas com novas marcas e temas”, comenta Ulrike Hauser, chefe de relações públicas da Diesel Black Gold.


Na lista de expositores formadores de opinião do segmento jeanswear presentes na feira, constaram nomes como Blaumax, Bleu Lab, Cimarrom, Current Elliot, Diesel Black Gold, Hudson, e True Religion.


No geral, as marcas estão retornando ao blue denim, e as estampas permanecem no mix porém em menor proporção. Na marca Sophie, entre as estampas que permanecem na temporada, estão os motivos tropicais: grande destaque das camisas para o público masculino. Quanto aos coloridos, identificam-se toques de cobalto, black e vermelho, entretanto é o amarelo, a tonalidade principal colocada para a temporada. O branco chic ganha fits ultra skinny em marcas como True Religion, e ganha novos argumentos, nas bermudas soltinhas, com barra enrolada.


Nas lavagens diferenciadas, destaque para o visual vintage trabalhado no índigo com bigodes, puídos, devorês e patches com costurinhas descoladas recuperam sua popularidade como palavra de ordem maior nas coleções. Azuis, blacks e cinzas são as cartelas principais do denim, com toques de peças manchadas estilo tie-dye e batik diversificando as coleções.


VIVIAN DAVID / FOTOS: EQUIPE GUIAJEANSWEAR