Patchworks se diferenciam em suas técnicas

Os patchworks fazem sucesso pelo aspecto artesanal seguindo o estilo used moderno e pode ser conseguido por diferentes técnicas.

Uma das principais é o efeito negativo-positivo, onde pode-se aplicar um falso bolso ou o bolso deslocado ou ainda interferir em diferentes partes com a mistura de lavagens, clareando e deixando mais escuro apenas pontos localizados como se fossem aplicações de patchworks.

O negativo-positivo em tonalidades parecidas por toda a peça garante um efeito geométrico como se houvesse uma estampa no tecido. Já modelos com várias técnicas como costuras, lavagens diferenciadas, puídos e rasgos, surpreendem pelo aspecto used.

Há ainda peças como calças e jaquetas que ganham em cada lado da peça, uma tonalidade oposta – pode ser super contrastante como delavé a detalhes raw, ou uma mistura de beneficiamentos com azuis médios, amassados, marmorizados.

Já os patchs originais podem ser costurados, um a um, como se fossem realmente uma colcha de retalhos, bem vintage, valorizando o hand made. Esses “quadradinhos” aplicados no denim surgem em shorts, calças e jaquetas e ainda ganham lavagens ou costuras coloridas ou mistura de estampas.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR