Pernambucanas promove concurso Talentos da Moda Sustentável

Já estão abertas as inscrições para a terceira edição do concurso Talentos da Moda Sustentável, promovido pelo magazine Pernambucanas que está sempre em busca de novas soluções na criação de produtos com menor impacto ambiental, em parceria com a Focus Têxtil. Podem se candidatar estudantes de moda e recém-formados da capital paulista ou Grande São Paulo na elaboração de uma coleção-capsula sustentável.

A fast fashion acredita no incentivo e na promoção de jovens talentos que traduzam esse conceito em coleções inspiradoras e acessíveis, disseminando e ampliando o acesso a itens de moda sustentável. O vencedor terá sua coleção à venda em 33 lojas selecionadas da companhia, além da loja online.

Os vencedores das duas primeiras edições obtiveram destaques importantes tanto no universo da moda quanto no mercado varejista. A última vencedora, a design de moda Tayná Raffaiane, foi contratada pela Pernambucanas para o cargo de assistente de modelagem após o término do concurso.

“Fiz minha inscrição logo, porque desde o início da faculdade me interesso por esse assunto. Era a grande oportunidade de aprender como é a aplicação da sustentabilidade em uma grande varejista e me surpreendi positivamente. Busquei atributos sustentáveis para agregar na coleção, além de utilizar os tecidos parados em estoque e tecidos com pouca metragem, e criar peças com mais de uma forma de uso e com o menor desperdício de tecido possível. Atualmente, faço um MBA em Negócios da Moda e quero seguir aprendendo cada vez mais”, afirma Tayná.

A primeira etapa do concurso consiste em uma imersão na Pernambucanas para conhecer e conversar com as principais áreas comerciais da empresa, além de realizar visitas guiadas às lojas e ao Centro de Distribuição. O objetivo é mostrar todas as fases da criação de uma coleção completa, desde a concepção do produto até o ponto de venda.

Já na etapa de desenvolvimento, cada participante conta com a dedicação e o auxílio de um fornecedor parceiro da Pernambucanas e de um membro da equipe de Estilo da companhia. Os estudantes podem discutir cada detalhe de suas criações para chegar ao melhor resultado.

Na fase final, as coleções são avaliadas por um júri formado por integrantes da Pernambucanas e o renomado estilista Walter Rodrigues.

“O concurso reflete muito a nossa preocupação com os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social; além do firme compromisso com jovens talentos da moda. Poder capacitá-los e apresentar de perto os processos que envolvem a produção, incentivando-os a terem um olhar voltado à sustentabilidade é fundamental”, afirma Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.

As inscrições vão até o dia 22 de março através do site, www.modasustentavel.pernambucanas.com.br, e não há custo para participar. Apenas serão aceitas inscrições de estudantes universitários do penúltimo ou último ano de Moda, Modelagem ou Design de Moda ou profissionais formados nesses cursos há, no máximo, 2 anos, e que sejam residentes e domiciliados na Grande São Paulo.

Fonte: Redação | Foto: Reprodução