Pizarro Lavanderia: Presença internacional na Vicunha aborda as tendências para a estação

Durante o último Vipreview, evento de lançamento de coleção da Vicunha, Vasco Pizarro, diretor de marketing da lavanderia portuguesa Pizarro apresentou as últimas tendências e abordou as novidades de sua empresa que está há mais de 30 anos no mercado, mantendo sempre o aspecto familiar – a Pizarro foi criada pelos pais de Vasco – mas com uma grande estrutura que engloba 650 colaboradores e uma área de 34 mil metros quadrados em Portugal. Segundo o diretor de marketing, a empresa atende as principais marcas a nivel mundial com inovações em tinturaria, lavanderia e acabamentos e, ainda participa das melhores feiras do setor como a Denim By Première Vision.


A Pizarro está sempre em busca de novidades que mesclam tecnologia, preocupação com o meio ambiente e diferentes processos como o Eco Wash que mistura laser, ozônio e jato de gelo substituindo o permanganato. Este beneficiamento economiza água, não utiliza gás natural e produtos químicos. Já o Eco Blast é um processo que substitui o jato de areia, um importante efeito para o aspecto used, evitando produtos químicos como a silica. “O consumidor final dá valor às peças `ecologicamente corretas`, reparam nas etiquetas que fornecem essas informações. Este é um caminho que não tem mais volta”, diz Vasco.

A Pizarro oferece aos seus clientes um certificado informando sobre os processos naturais para que possam ser colocados nas etiquetas.


Confira as principais apostas em lavanderia apresentadas por Vasco Pizarro para o Verão 2016:


Denim Mix patchs, sobreposições de tecidos, tom sobre tom.


Denim Color – desenvolvimento de vários tingimentos em cores diferentes, desgastados e efeitos marcados.


Denim Destroyed -efeitos useds com puídos, patchs a laser, com cerzidos bem trabalhados, contrastes, símbolos, bigodes, mistura de cores, 3D, efeito pimenta, mistura do denim com malhas e sarjas. Vincos, prints no próprio denim com mistura de puídos, rasgos e detonados. O laser é muito importante e, quanto mais natural, melhor.


Manchados – dip dye com cores diferentes, pinturas com efeitos à mão, artesanal ou não, contrastes de manchas.


Nos tecidos Vicunha expostos no showroom da tecelagem foram realizados pela Pizarro Lavanderia, efeitos a laser, bigodes marcados, reservas com ozônio, respingos, vintage com efeito desgastado, cerzidos, rasgos, patchs de resina circular, efeitos nuvem, sombreados maiores e desgastados, acid wash no fundo preto e batik em três cores, bem esmaecido. New Coating – tenta imitar o efeito spray colorido no processo em máquina e manual em tonalidades como castanhos, azuis e amarronzados.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR