Processo criativo inserido na nova era da moda, segundo Priscila Locatelli

Durante a última edição do Inspiramais o Guia Jeanswear promoveu a palestra DNA da Marca X Processo Criativo, com a consultora de moda Priscila Locatelli, que abordou a nova era da moda e como essa mudança afeta na criação dos produtos.

Segundo ela, não há mais tendências pré-definidas, um único direcionamento, não falamos mais de produto, mas de pessoas. “Os olhares se voltam para as pessoas. O ter está sendo substituído pelo ser, elas estão no centro e não o produto”, afirmou.

Desse modo, os consumidores são autores de suas escolhas e decisões com influência da nova mídia, como blogueiras, youtubers e, a geração millenials que provocam muitas mudanças no comportamento e no mundo da moda, como:

– O individual está sendo substituído pelo coletivo;
– Qualidade de vida vale mais do que o status;
– O Snapchat foi substituído pelo storys do Instagram;
– Consumir experiência é mais importante que consumir somente produto;
– See now, buy now;
– Moda genderless e ageless (sem sexo e sem idade);
-Fusões e colabs entre empresas;

Atualmente, com todas essas transformações, devemos trabalhar na construção de uma identidade de marca que deve fazer sentido para o consumidor.

Para tanto, precisamos aproximar designer e indústria, investir na cadeia produtiva local, capacitar colaboradores e parceiros e, agregar valor ao seu produto. Mas se todos fazem isso, como serei escolhido pelo meu consumidor? As pessoas não compram o que você vende, mas o que você acredita. Esse é o caminho para chamar atenção.

Deve-se ter experiência, saber o que está vendendo, saber o DNA da sua marca e tudo o que a envolve. “Produto não é só roupa, é lifestyle, comportamento, formas de uso, aparência”, comenta Priscila.

Deve haver colaboração, troca de informações entre os funcionários, geração de conhecimento. A equipe precisa ser multidisciplinar, sempre acrescentando conteúdo para cada área do processo de criação.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Equipe Guia JeansWear