Produções com denim e simpatia em Tóquio

Uma moda streetwear mais inocente e lúdica, e extremamente caracterizada pela simpatia. No público feminino, vigoram as leituras meigas e mimosas. No masculino, o traquejo mais acentuado para com o apelo fashion. De todos os observatórios da moda de rua global, Tóquio é um dos mais criativos quanto aos diálogos do jeans para com os demais elementos do look. Os japoneses, nesse sentido, são formadores de opinião: lançam com naturalidade, novas lógicas de inclusão para peças triviais, até então impensáveis para a maioria dos antenados no cenário fashion. Um bom exemplo pode ser ilustrado pela sobreposição curiosa do look total denim, formado pela jaqueta+bermuda, vestido sobre a calça black, resultando uma leitura recortada do entrepernas.


Quanto às peças-chave, a idéia do suspensório como um toque de travessura em saias lápis, skater, e calças cropped estampadas, resulta em leituras cativantes remetendo aos anos 90, especialmente quando pontuadas por lavagens ácidas. Já os vestidos em chambray, atuam como coringas nas produções, quase sempre em construções simples, cortes soltos e aparência confortável. A camisa chambray, por sua vez, ganha status de agasalho leve e descompromissado, recortando os looks, em volumetrias soltas lembrando pijamas ou camisas de flanela. Já o outerwear, brinca com comprimentos, ou longo jogado em produções curtas, ou vice-versa, e também salienta bastante, o camuflado, como um padrão que permanece atual nas produções.


Chama a atenção o visual de algumas peças em blue denim, como shorts ou saias com barra “frayed” (desfiada), enfeitados por pedrarias, lembrando doces e balas coloridas. O estilo de aviamento é encontrando tanto em aplicações de peças em denim, quanto nas peças complementares como blusas ou malhas.


A aparência principal do jeans, em síntese, é manchada, formando degradês pelo efeito “bleached” ou no visual irregular das lavagens ácidas. Entre os efeitos mais enfáticos na moda de rua de Tóquio, estão as barras desfiadas, os efeitos cut-off, e o vintage que parece se desmanchar. O estilo da moda de rua japonesa ganham definição nas palavras chave simpatia x anos 90 x visual inocente. Nossa galeria traz leituras inspiracionais sinalizadoras de peças-chave, lavagens, e acima de tudo, produções de moda interessantes e renovadoras para o segmento jeanswear nacional.


ViVIAN DAVID / FOTOS: EQUIPE GUIAJEANSWEAR