Programação e perfil do evento

A primeira edição do Salão Bossa Nova Moda e Negócios, resultado da união do Fashion Business e Rio-à-Porter, iniciou ontem dia 14, e irá acontecer até o dia 17 de maio no Espaço 3650 localizado na Av. das Américas, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A união de forças, aliada à reorganização das datas do calendário da moda nacional, pretende oferecer mais condições a todo o setor para melhor planejamento e competitividade no mercado.



Com cerca de mil convidados VIPS e 250 grifes participantes, e em uma área total de 10 mil m², o evento tem o maior mix de grifes de moda praia já reunido em um evento deste porte – são 26 marcas deste segmento apresentando suas coleções em primeira mão. Com a consultoria do IN-MOD e apoio do Sebrae Nacional e da Firjan, entre os expositores que participam do salão estão 120 marcas do Rio de Janeiro e MPEs de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Pará e Paraná.



O tema desta edição é inspirado na esfera mística da moda, uma espécie de Oráculo Fashion, em que a moda prevê comportamentos, detecta tendências e expressa nas roupas as manifestações sociais e culturais. A próxima edição do Salão Bossa Nova Moda e Negócios, referente ao Outono/Inverno 2014, está prevista para acontecer de 4 a 8 de novembro de 2013 no Píer Mauá, em paralelo ao Fashion Rio. Confira abaixo a programação de hoje e dos próximos dias do evento.



Fórum de lojistas



O Fórum de Lojistas tem palestras diárias voltadas para questões de mercado. Os debates contam com a presença de diretores de marketing, consultores e empresários, sob a mediação de Eloysa Simão.



Quarta-feira, 15 de maio



11h: Ajorio – “Um legado da moda: Agora as joias e bijuterias andam juntas!” mesa redonda com Angela Andrade (Diretora Executiva do Sistema AJORIO), Eloysa Simão, Fabiane Mello (Coordenadora de Moda do SEBRAE RJ) , Jeanne Faria (Empresária – Byzance Joias), Vanessa Wagner (Empresária – Zóia) – mediadora: Regina Machado



17h: Mesa redonda “Antenas” – com Juliana Pinheiro Motta , Luciana Novis e Jose Camarano



Quinta-feira, 16 de maio



15h: Use Fashion – “Importância das novelas no comportamento de consumo feminino e na Moda” – Palestrante: Patricia Rodrigues



17h: Antropóloga do consumo – “Quando conhecer o “outro” passa a ser o ponto de partida” – Palestrante: Hilaine Yaccoub



Sexta-feira, 17 de maio



11h: WGSN – “Temporada Inverno 2014” – Palestrante: Clarissa Araujo



15h: Mesa redonda “Estampas” – com Bebel Franco, Gisela Pecego e Renata Americano



O 1º Salão Bossa Nova Moda e Negócios conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro – Riotur e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento tem apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) da TexBrasil da APEX do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado do Rio de Janeiro (SINDITÊXTIL) do SINDIROUPAS e Promoção da Globo Rio.


REDAÇÃO / FOTOS: REPRODUÇÃO