Projeto apontará tendências e inovações para o verão e inverno 2016

O INSPIRAMAIS, que acontece nos dias 13 e 14 de janeiro, em São Paulo, e apresentará as tendências e inovações para 2016, é reconhecido por fomentar a inovação e criatividade para a indústria de moda nacional e representa o lançamento oficial dos materiais e produtos em que a indústria de componentes investiu e trabalhou durante todo um semestre, nas várias etapas do Fórum de Inspirações.


O Fórum de Inspirações é um ciclo que tem início com a pesquisa de inspirações e referências de moda, e que está sob a coordenação do estilista Walter Rodrigues. A finalidade do projeto é promover o desenvolvimento de materiais inovadores que tenham a capacidade de transmitir valores essenciais e verdadeiros ao consumidor, algo fundamental para que as empresas obtenham sucesso.


O Fórum conta com uma equipe de profissionais amplamente capacitados em suas áreas de atuação, que realizam consultorias com a finalidade de orientar as empresas participantes do projeto para o desenvolvimento de produtos que contenham elementos únicos e ao mesmo tempo globais, dessa forma, tornando-as mais competitivas no mercado.


Além da exposição de materiais, empresários, designers e demais profissionais da cadeia produtiva da moda também poderão conferir uma série de projetos que auxiliam diretamente na consolidação de um design com identidade brasileira:

MIX BY BRASIL


Promove o resgate do artesanato nacional como referência para a criação de produtos, enfatizando o melhor da criatividade brasileira. Tomando como inspiração os conceitos do Verão 2016, o projeto reúne comunidades artesanais de diversas regiões do país para apresentar componentes desenvolvidos sob a consultoria do Núcleo de Design da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). Os visitantes terão a oportunidade de conferir protótipos de calçados e/ou acessórios criados com estes componentes, traduzindo os costumes e a cultura popular.

FÓRUM DE INSPIRAÇÕES – VERÃO 2016


Sob o tema Fronteiras, o projeto apresenta a pesquisa de conceitos e materiais que inspiram a estação, estabelecendo novos rumos para a produção de moda brasileira. Explorada a partir de três conceitos distintos, a temática traduz a busca por novas sensações, levando em conta a sintonia que nos conecta globalmente como consumidores, em um mundo cada dia mais sem fronteiras e limites. A adrenalina de novas experiências e vivências direciona novos planos, enquanto o consumidor sente que as barreiras se rompem:


CONCEITO 1 – Metrópole, aborda a percepção da cidade através de uma ótica infantil, livre e bidimensional, ressaltando a ideia de sequências;


CONCEITO 2 – Suavidade, as cores e formas são evidenciadas em sintonia com os elementos da natureza ensolarada, trabalhando a ausência ou a intensidade dos contornos


CONCEITO 3 – Deslocamento, busca inspiração na emoção, ruptura, transformação, movimento, origem e gêneros.

REFERÊNCIAS BRASILEIRAS


O Projeto consiste no mapeamento de importantes influências culturais brasileiras, gerando a base de elaboração do novo design dos componentes que originam coleções para inspirar calçados, bolsas, acessórios e confecções, baseados em todos os tipos de materiais. Essa ação tem uma característica pedagógica no sentido de mostrar de forma prática como se pode fazer uma decodificação de sinais culturais. Durante o Inspiramais serão apresentados protótipos de componentes e de produtos finais desenvolvidos em parceria com empresas de renome na moda brasileira.

OFICINA DE CRIAÇÃO


A oficina tem como objetivo a capacitação de MPEs em temas relacionados ao desenvolvimento de novos produtos. Para tanto, buscamos estimular a inteligência criativa e as análises das tendências dos participantes, inspirando e contribuindo para que as empresas entendam melhor o sentido das tendências de longo prazo, adquirindo maior confiança no desenvolvimento de produto em curto prazo.

+ ESTAMPA


A arte da estamparia ganha destaque no Inspiramais com o projeto +Estampa, que apresenta padronagens exclusivas criadas a partir dos temas da estação. Designers convidados assinam estampas, desenvolvidas sob a consultoria do Núcleo de Design da Assintecal, que serão apresentadas aos visitantes durante o evento.

ECODESIGN


Tem como objetivo desenvolver produtos de menor impacto destinados ao setor coureiro calçadista, com a utilização dos tanantes vegetais, solventes a base de água e produtos chrome free. Utilizando couros exóticos e de vacum, desenvolvidos a partir dos taninos, foram criados protótipos com base no conceito de menor impacto ambiental e maior aproveitamento das materiais primas disponíveis.

SABERES MANUAIS


Apresenta um levantamento dos principais materiais ecológicos a serem incorporados nos produtos brasileiros, destacando a utilização de materiais orgânicos e reciclados na composição de componentes utilizados na fabricação de protótipos.

INOVAÇÕES QUÍMICAS PARA COURO


Buscando apresentar um serviço abrangente para o setor de componentes, o projeto enfatiza a funcionalidade de produtos químicos inovadores atualmente disponíveis para o tratamento do couro pela indústria da moda. Traz informativos detalhados sobre os processos pelos quais cada pele passou para atingir determinados efeitos como: cores, texturas, brilho e maciez; a partir do processo de aplicação de produtos de alta tecnologia e com apelo ecológico.


THE WALK FASHION


O projeto proporcionará visitas guiadas com o propósito de conhecer e discutir o processo criativo de cada projeto, sob orientação de um designer do Núcleo da Assintecal. Além da orientação, serão realizadas visitas a campo, buscando utilizar cases de sucesso para desenvolver a percepção e inventividade, a capacidade de observação e análise, ampliando a sensibilidade estética e o espírito criativo.

MATERIOTECA


Com o objetivo de facilitar a pesquisa das empresas que compõem a cadeia de moda, a Assintecal aposta no projeto Materioteca. Trata-se de um centro físico de pesquisa de materiais inovadores para a fabricação de produtos de moda, que são constantemente renovados e catalogados, de forma a auxiliar designers e pesquisadores na montagem de suas coleções. Além da exposição de produtos o mesmo dispõe de oficinas em design com consultorias gratuitas realizadas periodicamente, que utilizam a metodologia e pesquisa do Fórum de Inspirações como base. Atualmente, além de nove unidades físicas espalhadas pelos principais polos brasileiros de moda, o projeto também disponibiliza seu acervo online na Materioteca Virtual. Durante o Inspiramais, designers e profissionais do setor poderão conferir a seleção de materiais para o Verão 2016.

PREVIEW DO COURO – INVERNO 2016


O Preview do Couro é uma parceria entre Assintecal e CICB que busca a integração da cadeia coureiro-calçadista e tem por objetivo desenvolver novas peles a partir das pesquisas e informações identificadas pelo Núcleo de Design da Assintecal. Durante o 11º Inspiramais serão apresentados os materiais para o Inverno 2016, e organizadas ações para divulgação dos dispositivos da Lei do Couro, que proíbe o uso de expressões como “couro sintético” e “couro ecológico”.

INOVAMAIS


Durante a edição Verão 2016 do Inspiramais também acontece o Inovamais, que abordará as redes de inovação de calçados e vestuário, apostando em um novo conceito com a Arena da Inovação, espaço aberto ao público para a realização de seminários com o tema “Redes de Inovação (Open Innovation)”, bem como demonstrações das soluções inovadoras das empresas de insumos e materiais.

PROJETO COMPRADOR


Um dos projetos mais tradicionais do setor de componentes tem como objetivo apresentar, vender e divulgar os produtos brasileiros no exterior. Para isso, a Assintecal promove rodadas de negócios entre compradores internacionais convidados e fornecedores de materiais. Além de organizar a vinda dos compradores, o projeto disponibiliza a listagem dos convidados estrangeiros para as empresas expositoras, que identificam possíveis clientes e agendam visitas, aproximando-os do mercado e das inspirações de moda brasileiras.

PROJETO IMAGEM


Promove a construção e o fortalecimento da imagem da moda brasileira e seus atributos por meio da percepção apurada de jornalistas e formadores de opinião internacionais. Jornalistas especializados nos segmentos de moda e design são convidados a entrar em contato com a pesquisa de inspirações e materiais desenvolvidos para a estação, a fim de propagar informações positivas sobre o país, as empresas e a produção nacionais.

RODADAS DE NEGÓCIOS E MISSÕES EMPRESARIAIS


Projetos essenciais para a movimentação do setor de componentes. Trazem compradores – entre fabricantes de calçados, confecção, bolsas e acessórios – de diversos polos produtivos brasileiros, tendo como objetivo promover a integração e competitividade da indústria coureiro-calçadista brasileira, fomentando o encontro entre empresas de componentes (fornecedores) e empresas calçadistas e de confecções (compradores). Tem o intuito de gerar a realização de novos contatos comerciais, abertura e consolidação do mercado nacional e aumento da competitividade.

Confira a programação:


Onde

São Paulo – SP


Quando

Dias 13/01/2015 e 14/01/2015


13/01/2015

9h: Abertura do Credenciamento

10h às 10h30: Abertura Oficial do Salão

10h30 às 11h15: Palestra Inovamais – Inovação e Criatividade na PME: O que temos a aprender com as grandes corporações – Prof. Dr. Luis Fernando Guedes

11h15 às 12h: Palestra Inovamais- Inovação Aberta: A experiência da empresa BRF – Dra. Adriana Regina Martin

12h às 12h45 – Palestra Inovamais -“Sports Shoes – Global Trends and Opportunities (Calçados Esportivos – TendênciasGlobais e Oportunidades) – Martyn Shorten, Ph.D.

14h às 16h – Oficina de Criação com Marnei Carminatti

19h: Término das Atividades nos estandes

19h às 20h30: Palestra Fórum de Inspirações Verão 2016 com Walter Rodrigues

14/01/2015


9h: Abertura do Credenciamento


10h às 10h45: Palestra Inovamais – Inovação, Tecnologia e Colaboração para um novo mundo – Bruno Moreira

10h45 às 11h30: Palestra Inovamais – A busca pela inovação que ultrapassa os limites da empresa – Prof. Dr. Mauricio Benedetti

11h30 às 12h: Palestra Inovamais – Zíperes de Metal para aplicações em couro -LINHANYL – Christopher J. Freeland e Richard V. Luther

14h às 15h30 – Workshop Ecodesign

17h: Palestra Preview do Couro Inverno 2016 com Marnei Carminatti, Ramon Soares e Walter Rodrigues

REDAÇÃO | FOTOS: DIVULGAÇÃO