Projeto Sankofa leva diversidade para passarela do SPFW

O Projeto Sankoja, criado pelo movimento Pretos Na Moda e pela startup de inovação social Vetro Afro Indígena na Moda (Vamo), leva sete marcas para a passarela da próxima edição do São Paulo Fashion Week. Os desfiles acontecem entre os dias 18 e 20 de novembro, às 15hrs, no pavilhão das Culturas dentro da Bienal, no Parque do Ibirapuera como parte do line up oficial do evento.

A iniciativa busca levar diversidade para a moda brasileira, mexer com a consciência racial dentro desta área que sempre foi tão pouco inclusiva para cores e corpos. As marcas convidadas, todas pequenas e que sempre estiveram fora do circuito e que voltam nesta edição, chegam ao SPFW depois de cinco meses de mentoria e aceleração, para apresentar suas coleções.

As duas primeiras marcas a se apresentarem no SPFW são Ateliê Mão de Mãe e Meninos Rei, em 18 de novembro. No dia seguinte, é a vez de Naya Violeta e Santa Resistência pisarem na passarela. A Silvério, Mile Lab e Az Marias encerram a participação dos selos promovidos pelo Projeto, no dia 20.

As sete marcas escolhidas permanecerão durante três temporadas. Durante este tempo, serão acompanhadas e desenvolvidas para ingressar de forma estruturada no mercado, tendo a possibilidade de se tornar uma marca no line-up oficial do SPFW. Durante o processo, receberão apoio profissional de uma equipe (psicólogos, advogados, contadores) e, também, de sete marcas madrinhas.

As marcas madrinhas escolhidas são empresas de destaque e que já fazem parte do line-up do evento. Elas estarão presentes durante todo o processo, auxiliando esses empreendedores da moda com seu conhecimento, networking, técnica e orientações sobre o backstage do evento.

O SPFW N52 tem início nesta quarta-feira e segue até o dia 21, domingo, em edição híbrida – podendo ser acompanhado nas redes sociais. O retorno a uma temporada presencial acontece no Parque do Ibirapuera, no Pavilhão das Culturas Brasileiras – veja a programação completa aqui.

Confira a programação das sete marcas selecionadas:

Quinta-feira, 18 de novembro
ATELIÊ MÃO DE MÃE
MENINOS REI

Sexta-feira, 19 de novembro
NAYA VIOLETA
SANTA RESISTÊNCIA

Sábado, 20 de novembro
SILVÉRIO
MILE LAB
AZ MARIAS

Fonte: Redação | Foto: Reprodução