Publicação semanal apresentará uma reflexão apaixonada sobre o ítem

”De todos os artigos do vestuário já criados, o jeans é a roupa que permite que se sobressaia da maneira mais absoluta, a pessoa que o está vestindo.”



E justamente por este motivo, a despeito das oscilações econômicas e segmentações de publico e estilo, o mundo continua vestindo jeans.



Trata-se de um ítem do vestuário, cujo design foi elaborado pela caneta da passagem do tempo, ouvindo a voz plural de todas as nações, nas mais diferentes décadas; ao mesmo tempo em que manteve a sensibilidade de escutar o apelo singular, e preservar senso exclusividade, nas mais distantes épocas.



Cada passo dado na sua longa linha do tempo, foi responsável pela construção de significado que resultou em um dos mais bem-sucedidos “cases” de valor imaterial que a indústria da moda já conheceu. E cada mudança no seu volume, no seu comprimento, ou o acréscimo de um novo acessório – como o rebite – trouxe consigo uma irretocável lição de traquejo de mercado, tão atemporal quanto seu estilo original.



Recessões e instabilidades na economia global têm sempre impacto menor nesta indústria, já que em momentos de crise e contenção de despesas o consumidor definitivamente se apega ainda mais a este item do vestuário, para garantir a funcionalidade do seu guarda-roupa pessoal. Prova disso é que no Brasil, a produção nacional de jeans cresceu 27% em volumes nos últimos cinco anos, a despeito das crises que abalaram o restante da indústria têxtil, de acordo com IEMI. Em tempos onde a moda parece ter saído de moda, e virou um negócio, dando lugar à roupa como foco principal, conhecer a história do visual do jeans vinculada às suas estratégias de mercado, às suas soluções industriais, e ao pensamento que levou à sua ergonomia atual, sem dúvida é muito mais valioso do que simplesmente deglutir seus fatos e marcos de maneira superficial.



Contemplando tal cruzamento; o portal de moda GuiaJeanswear se propõe a publicar semanalmente, a cada terça-feira, um estudo apaixonado e atual sobre este segmento tão icônico e promissor. Como missão, apresentamos a proposta de oportunizar uma leitura agradável e inspiradora, tanto para quem deseja conhecer a história do jeans, quanto para profissionais da área que já o conhecem; já que como diferencial descreveremos sua linha do tempo sob um novo ponto de vista, ao destacar as ações de mercado assertivas que induziram suas transformações.



Estudantes, profissionais, curiosos ou amantes do jeans, convidamos todos a acompanhar a trajetória deste valioso e promissor mercado. Fiquem atentos: na semana que vem inciaremos um tour sobre o segmento, apresentado sob o ponto de vista do fashion business. Aguardem.

VIVIAN DAVID | ILUSTRAÇÕES:VIVIAN DAVID