Público masculino e o jeans direto de Berlim

Logo após a semana de moda masculina europeia chegar ao fim, com suas mais de 20 apresentações por dia durante 17 dias, o The New York Times levantou uma questão interessante sobre a moda masculina da passarela: ela é feita para homens ou ela é feita para manequins? Realmente, quando olhamos para a moda de rua do dia a dia, como essa que apresentamos aqui direto de Berlim, a moda de passarela parece um tanto quanto distante.


Mas a verdade é que homens com senso de estilo estão cada vez mais aptos a absorver as tendências de passarela e montar sua versão prática do dia a dia, e, aos poucos, eles estão incorporando estilos e peças mais elaboradas no “look do dia” real. A liberdade e criatividade deles crescem ao compasso do emergente mercado de moda masculina.


E na nossa galeria de imagens, essa vontade de ousar, assim como ousam grandes estilistas, transparece em combinações simples ao primeiro olhar, mas que revelam certo quê de ousadia, principalmente por conversar tão bem com as tendências dos desfiles. Um dos exemplos é a camiseta tão longa que vira quase um vestido, usada junto com jeans slim e todo detonado, com barras dobradas (essas que são praticamente obrigatórias na moda masculina atual).


O fit escolhido entre os alemães é o skinny, ofuscado as calças retas e até mesmo o descolado modelo carrot – lavagens ácidas, used e devorés se mostram os beneficiamentos favoritos do público. Bermudas mais curtas, também com as barras dobradas, aparecem com frequência, e os modelos com puídos e patchs são os preferidos.


As estampas aparecem de forma tímida, com preferência pelo camuflado militar. Flores e folhagens pontuam apenas algumas poucas peças. Na camisaria, o xadrez grunge sai totalmente de cena, deixando espaço para o modelo quadriculado piquenique, patchwork, e com efeitos used. Ainda na questão dos tops, blazers em jeans e coletes chamam atenção e são as peças escolhidas entre o público para dar mais personalidade ao visual.

MARINA COLERATO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR