Quais são as apostas do verão europeu?

O inverno ainda nem chegou, mas as confecções já têm que estar preocupadas em desenvolver suas coleções para a temporada de Verão 2012, afinal o ritmo da moda está cada vez mais alucinante, e a pesquisa e a produção das peças têm que acontecer cada vez mais rápidas.

O difícil se torna então digerir as famosas tendências, ainda mais com um clima como o que encontramos atualmente, quase que “sem estações”. Muito se fala sobre a moda brasileira não ser autoral e sim uma cópia da estrangeira. É claro que existe moda do Brasil criativa e cheia de identidade, mas também é fato de que não só estilistas, mas mesmo os fashionistas gostam de se inspirar no que veem na moda internacional, ainda mais em tempos de tecnologia e internet.

Além de streetwear, as revistas e catálogos europeus são ótimas fontes de inspiração. Por saber disso, o Guia Jeanswear lhe trouxe algumas imagens de jeanswear que apareceram em revistas como as alemãs Petra e Myslfe. Em todas as publicações percebe-se que os vintages ainda reinam no jeanswear de verão na Europa. Os efeitos da vez são os pontos de luz, que ao invés de localizados, se dissolvem ao longo das peças. Já os shapes, difícil eleger um favorito – que tanto no masculino quanto no feminino – passeiam entre justos e oversized.

Aposte com firmeza nos processos de lavanderia, principais destaques dos jeans, que abandonaram certa dose de minimalismo. Já nos colors, mais uma vez as nuances são as candies, que remetem aos doces e à infância. Sempre presente no verão, o branco do white denim ganha peso em looks de branco + nude ou branco + branco. Outra peça certeira é a flare, assim como as camisas em chambray, que ganharam status e devem permanecer no gosto do público.

MARCELA LEONE | FOTOS: REPRODUÇÃO