Quando o denim vai ao brechó

Caminhar pelos corredores de um brechó é uma experiência única: nele podemos vestir, sentir, e se permitir vivenciar outros tempos em busca de peças diferenciadas com “bagagens afetivas” e “aromas” de saudade e naftalina.


Tal hábito também é “cultivado” pelas coleções de jeanswear. E quando o denim vai aos brechós se depara com sua própria história, descobre novas peças, revira formas e shapes do “fundo do baú” e os contextualiza como um presente ao seu grande público. As coleções ganham um “toque de moda” e exclusividade que somente uma verdadeira peça antiga – relíquia do tempo e do design – pode emprestar.


O jeans é apenas um dos ítens que pode ser encontrado pelos corredores de um brechó já que fez história e mudou culturas. Porém o brechó pode ser totalmente recriado pela superfície do denim com suas alfaiatarias antigas e saias rodadas. E o segmento jeanswear é o único capaz de conciliar “aroma nostálgico” com “cheiro de novidade” reconstituindo formas perdidas no tempo com a exatidão do tecido surrado e marcado pelo uso, somado à vantagem da extrema durabilidade que somente o denim pode oferecer.


Esta última edição da BBB deixou claro que as grandes marcas deram uma “passadinha” pelos livros de história e brechós para incrementar suas coleções. Sem qualquer compromisso com alguma década em particular grandes clássicos foram reativados no guarda-roupa e peças diferenciadas foram garimpadas diretamente para as coleções.


Entre os clássicos que mantém a tradição no universo jeanswear estão o macacão worker e a calça vintage com suspensórios outras velhas conhecidas do segmento foram “reativadas” no guarda-roupa índigo como as calças flare com cintura alta, bags e saias godês.


O vestido camisa – clássico dos anos 50 – novamente marcou presença como ítem desejo em diversas coleções, bem como coletes e trench-coats. Algumas coleções mergulharam de vez na nostalgia trazendo xales em denim com efeito amassado empapelado, capas com referências medievais em looks moderninhos e até longos e surrados casacos com babados e cintura marcada. Confira as fotos.

VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR | CROQUIS: VIVIAN DAVID