Quando o jeans sofre alguns cortes.

Quebradeiras no entrepernas, recortes retorcidos, comprimentos e transpasses desiguais: no segmento jeanswear optar por uma pitada conceitual bem resolvida e original frequentemente implica fazer alguns – ou muitos – cortes e recortes na coleção.


Nessa difícil tarefa de decidir onde e como modificar a fisionomia do jeans a aparência do denim lavado é fundamental. “Quebrar” comprimentos na horizontal exige lavagens homogêneas e escuras, tais como o leather denim ou demais propostas com toques encerados: tudo para não perder a elegância mantendo a linha vertical do entrepernas.


Já o color denim em tons “compenetrados” como o preto, cáqui e verde militar pelo seu aspecto formal aceitam múltiplos recortes – que em sentido transversal são capazes de “picotar” comprimentos sem “achatar” a silhueta. Dentro desta estratégia destaque para a Izzue que apostou em bordas desfiadas e fechos aplicados como vivos para tornar tais fisionomias devidamente modernas e bem resolvidas.


Ainda na Izzue peças chave como vestidos e saias tornaram evidente a proposta conceitual da marca através de construções fragmentadas e retorcidas terminando em comprimentos desiguais.


Para “fazer cortes” em lavagens com puídos e costuras marcadas e agradar ao paladar daqueles que preferem o tão estimado “jeans com cara de jeans” vale jogar com os recortes para as laterais ou centro do entrepernas “enxugando suas linhas verticais no comprimento. Desta forma, preserva-se sua fisionomia original. Confira as fotos.


VIVIAND DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR