Reciclando o jeans com efeito maxi-frayed

Verão, sol, calor: tempo de jogar com o charme da moda étnica. E meio de todo esse sortimento de artifícios, o affair do jeans de estimação customizado com as franjas é o que vem se tornando cada vez mais motivo de encantamento para o guarda-roupa corriqueiro e pessoal.

Pudera: trata-se de um detalhe leve e comunicativo, que explora o lado mais sonhador da feminilidade. Os amantes do segmento denim vem aderindo ao estilo, reciclando a velha cropped de estimação, renovando bermudas com comprimentos antiquados ou elevando a leitura das calças retas de outras temporadas.

A barra desmanchada em proporção maior do que o convencional, acabamento reto e regular, acrescenta leitura chic à todas estas peças, acrescentando balanço e aparência similar à obtida pelas plumas. O resultado final fica extremamente feminino com sapatos de bico fino, e fashion na versão das rasteiras étnicas. Lembrando que a cor da franja desmanchada limita-se ao tom do urdume, portando da tonalidade do índigo predominante na peça, salvo a ousadia de mergulhos da barra desmanchada em soluções de tingimento caseiras.

Passo-a-passo

Para obter o visual, separe uma calça ou bermuda reta que possa perder de 5 a 10 cm de comprimento devido ao efeito desfiado, uma tesoura e uma ferramenta para desmanchar costura. Recorte a barra da calça em sentido horizontal reto. Logo após, use a ferramenta para desmanchar a costura, para desmanchar as laterais do entrepernas no comprimento de franja desejado, lembrando de retirar todas as linhas de overloque ou reta. Feito isso, com os dedos ou auxílio de uma pinça, puxe os fios brancos – correspondentes à trama – delicadamente deixando que o urdume fique solto, formando assim a franja. Quando chegar no comprimento desejado, não esqueça de usar uma régua para conferir se a linha horizontal está realmente perfeita. Assim, é possível corrigir puxando fios excedentes de trama até a linha ideal evidenciada pela régua.




Por: Vivian David | Imagens: Reprodução