Referências de formatos para o estilo unissex

Unissex: aí está uma das estéticas que mais vai marcar o jeans comercial do Inverno 2018. Para ambos os gêneros, ela vai trazer o detalhe inteligente, repetível, trabalhado; e até formal. E devido ao forte diálogo com o acabamento vintage e com a paleta cinza da estação; vai concentrar seu foco principal em torno de dois tópicos: o efeito neutro das marcas de uso, e o discurso pesado dos metais. Para referenciar nossos leitores com idéias para quem vai se inspirar no estilo destemido do closet masculino; apresentamos um garimpo direcional de bolsos com efeito coringa: aquele que traz o detalhe neutro, urbano; porém apto à qualquer transformação no look.



Nesse sentido, o recorte marcado pelo puído, é um dos recursos mais eficientes para o índigo lavado – a cartela onde encontramos as melhores sugestões de bolsos para o jeans masculino vintage; e para o denim feminino da mulher madura e look casual. Marcas como Merkoteks sugerem formatos de bolsos mais longos e relaxados, com intromissões de desenhos geométricos, cerzidos em “x”, e recortes com materiais rústicos; como a camurça. Quebra-cabeças pespontados frizando linhas horizontais e desenhos triangulares são os pontos altos das interpretações. Já as tecelagens como Orta e Calik; apontam o desgaste e a customização como principais argumentos: devorês, filigranas de relevo, puídos nas bordas, frayed sucinto e texturas manchadas preenchendo todo o desenho; são as principais colocações, pertinentes para as marcas que buscam o detalhe de moda mais ágil para confecção.



Já para as marcas que desejam contemplar a influência masculina, sem abdicar do visual bolso enfeitado; a sóbria cartela cinza da estação traz as melhores referências. Nela, temos os metais aplicados em lógica bem distante do decorativismo – buscando simular efeito de malha metálica, preenchendo pequenas áreas com o discurso urbano do metal prateado. Uma sacada pertinente para que todas as formalidades impostas pela tendência unissex, atendam a demanda pelo jeans permeado por metais – sempre em voga no mercado nacional – sem perder a coerência com as tendências internacionais.

VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR