Referências de peças-chaves para o jeanswear

Na nossa matéria sobre temas direcionais para a temporada de verão 2016 abordamos os conceitos que permearão a próxima temporada de calor. Agora fizemos um apanhado de peças-chave que traduz esses conceitos em looks e itens importantes para a estação.


Patchworks


Os patchworks permanecem como importante referência nessa tendência tão forte da moda diy (do-it-yourself), com cara de customizada, feita em casa. É um mix de hippie e punk dos anos 70, que tende mais para a estética boho no resultado final dessa mistura de férias no campo com personalidade cosmopolita. No verão 2016, sai aquela evidência nas linhas e no toque na junção dos pedaços de patch, e esssa costura fica quase imperceptível. O patchwork boho-cosmopolita faz parte da direção 70’s Melody.

Brilho Luxuoso


O denim com acabamento brilhante (perolado, irisados, com lurex, paetês e mais) é uma vertente muito presente nas passarelas e também na moda de rua, fazendo o estilo hi-low. Não importa como o styling será proposto – totalmente exagerado ou equilibrado – o que importa é que o denim com brilho e aspecto de luxo permanece como peça necessária para temporada, conforme apontado no direcional About Woman.

Cropped Boyfriend


A calça boyfriend continua como tendência forte para a temporada, e as barras dobradas – com uma dobra única, atualizando o look passado que aparecia com dobras múltiplas – ou cortadas foras sem acabamento, aparecem renovando o shape mais visto nas passarelas e na moda de rua internacional. A peça-chave cropped boyfriend está alinhada a tendência Indigo Girls.


Saião


As saias alongadas, principalmente midi e longas, são característica forte da tendência setentinha, apontada no nosso direcional de verão como 70’s Melody. Elas podem ganhar botões, bolsos utilitários, e, principalmente, barras bordadas ou em tons contrastantes. Os shapes preferidos são: o evasê para as midis e o reto para as longas.

Bordados


Alinhada com a tendência About Women, o jeans decorativo, que mistura luxo e feminilidade, aparece com bordados intrínsecos no denim ou como forma de contraste. É uma tendência que funciona muito para o público feminino brasileiro que gosta de uma moda mais decorada, com aplicação de rendas e detalhes que deixam a pele aparecer.


Salopes


Apesar de ser uma peça muito marcante dos anos 90, as salopetes do verão vêm com cara de anos 70, meio boho meio gipsy, sobrepostas em batas, camisas ou cropped tops. As salopetes conversam muito bem com a proposta patchwork, já que ambas fazem parte da direção 70’s Melody. Salopetes inteiras de patchwork formado por tecidos diferentes ou apenas detalhes com reserva de pigmento em lavanderia são duas boas soluções para atualizar a peça.

Jaquetas


As jaquetas cropped fazem alguns torcerem o nariz, mas de fato elas reaparecem nas passarelas e ganha ainda uma companheira ultra feminina: a jaqueta corset, marcando bem a cintura. Essas duas apostas, que fazem parte do tema direcional Spring Visions, vão de encontro com a tendência que conversa com os filmes de conto de fadas modernos, que mistura floresta encantada, elfos e cavaleiras.


Customizados: Patchs e Aviamentos


A customização aparece ainda mais forte na vertente de patchs e excesso de aviamentos. Os patchs aqui são aqueles que podem ser pregados em casa, com linha e agulha ou ferro bem quente. Os aviamentos ganham força decorativa, e vêm em diversas linguagens, desde a mais luxuosa, com pedrarias, brilhos e aviamentos elaborados até a mais infantil, remetendo a cartoons e motivos pop. As peças customizadas abraçam sem medo as direções do verão About Woman com temática mais luxuosa e sexy, passa por Spring Vision se pensamos num decorativo mais doce, e chega ao Indigo Girls com a pegada urbana e diy dos patchs.


Lounge Pants


As lounge pants são a evolução das calças pijama. Essas que antes foram muito trabalhadas em tecidos finos e fluídos, agora aparecem no denim leve. O shape seria de uma boyfriend bem larga, normalmente sem bolsos. Para o verão brasileiro de altas temperaturas, a indicação é trabalhar com o denim misturado a fibras frescas na composição, como o Tencel. Esse estilo pede lavagens que tendem para o minimalismo, sem muitos efeitos, conforme descrito no direcional Indigo Girls.


Vestido Camisa


Uma boa e confortável vertente para o tema Indigo Girls é a que transforma camisas jeans em vestidos tranquilos. O vestido camisa pode ser feito em jeans pesado, 100% algodão ou migrar para o oposto, com denim fluído e de poucas onças. Para o look mais estruturado, bolsos utilitários são uma boa opção, já para a opção mais leve, mangas curtas e lavagens básicas.
Pespontos Contrastantes


Em uma época onde vários tecidos imitam o jeans, um dos maiores responsáveis por esse “efeito denim” é, sem dúvidas, os pespontos contrastantes, principalmente em ocre e que fazem alusão total ao jeanswear.


Macacões Utilitários


Os macacões e macaquinhos com referência utilitária, muitos bolsos e fit confortável é a versão da peça para o verão 2016. O item vem ganhando espaço não só no guarda roupa do público jovem, como também da mulher contemporânea, tão conectada com a linha direcional Indigo Girls.

Conjuntos Relax


Os conjuntos relax são a evolução sportwear para o estilo pijama. Eles aparecem agora em denim moletom ou em conjuntos de linhas retas, mais elegantes, porém tão confortáveis quanto a versão mais esportiva. O look total azul é o que ganha às passarelas da temporada, e a sugestão é apostar no jeans com Tencel ou Lyocel para conseguir o efeito fluído, ou no denim moletom para o efeito esporte. Os conjuntos relax são itens chave da direção Indigo Girls.

MARINA COLERATO | FOTOS: REPRODUÇÃO