Renner expande modelo de loja circular e inaugura nova unidade no Rio de Janeiro

Em outubro de 2021, a Renner inaugurou a primeira loja circular do varejo brasileiro e, neste último mês de março, decidiu expandir este modelo com a inauguração de uma segunda unidade no Rio de Janeiro, no shopping Park Jacarepaguá. Segundo a empresa, a iniciativa busca fomentar um conceito de moda ainda mais responsável e sustentável nos pontos de venda.

A loja cria uma experiência única para os clientes, com a melhor escolha de recursos para diminuir o impacto ambiental desde a concepção até a operação. Uma das frentes é a redução do consumo de matérias-primas e a preferência por materiais mais sustentáveis, reciclados e recicláveis, com a menor geração de resíduos possível.

“Inovamos no projeto de arquitetura, engenharia e mobiliário para oferecer uma jornada de compra Omnichannel em um ambiente ecoeficiente, como parte da nossa sólida atuação em sustentabilidade”, afirmou a diretora de Operações da Lojas Renner, Fabiana Taccola.

Entre os destaques do empreendimento está o Espaço Re, dedicado a disseminar aos clientes as iniciativas e serviços que envolvem a sustentabilidade e a circularidade. Por lá está posicionado o mobiliário do EcoEstilo, programa de logística reversa pós-consumo da Renner, que dá uma destinação correta a embalagens e frascos de itens de perfumaria, beleza e peças de vestuário.

Além disso, conta com o ponto de coleta do Repassa, plataforma adquirida pela Lojas Renner S.A. que ajuda a aumentar o ciclo de vida dos produtos ao atuar com a revenda de vestuário, calçados e acessórios. O Espaço Re também dá visibilidade para as matérias-primas utilizadas nas coleções da Renner, como o algodão e a viscose responsáveis.

Os materiais compõem o rol de atributos de sustentabilidade dos produtos da marca, que atingiu seu compromisso público relacionado ao tema e hoje tem mais de 80% do seu mix de vestuário composto por peças mais sustentáveis. Ao se movimentarem pela lojas, os clientes podem saber mais sobre os atributos dos produtos de menor impacto e outras iniciativas da marca, por meio de painéis de LED e sinalizações.

O projeto de Jacarepaguá replica as boas práticas da primeira loja circular e inova em outros pontos. Além de seguir os preceitos da certificação LEED, a Renner está fazendo mais um movimento pioneiro ao buscar para a nova loja a primeira certificação BREEAM de uma construção de varejo no Brasil.

“Este é um dos principais certificados que atestam mundialmente os empreendimentos com atributos de sustentabilidade, avaliando não apenas o projeto e execução da obra, mas também os impactos econômicos e sociais que uma construção traz para todos os envolvidos no ciclo de vida de um imóvel”, finalizou Fabiana Taccola.

Fonte: Redação | Fotos: Marcelo Freire / Divulgação