Repertório de minúcias para girar a produção

Sabidamente os detalhes são um ponto alto no design da calça jeans. Costurinhas exigentes, cumprindo simultâneamente funções decorativas que extrapolam o acabamento da peça, são um bom chamariz para o público que busca o jeans de todo-o-dia mas quer se sentir contemplado pelas tendências e pelos movimentos da moda.


Bolsos complicados, destacados por patches, partidos por recortes, pences ou pregas são alguns recursos que agradam especialmente o público masculino. As misturas sutis de metais e materiais também integram o repertório da temporada. Dentro desta “zona de conforto” proporcionada pelo jeans com aparência básica, lixados estratégicos, e puídos privilegiados pelo posicionamento em bolsos traseiros também elevam o valor do jeans mais corriqueiro.


Todas essas minúcias, não são tão recentes, mas sempre formam um repertório de moda que auxilia a caprichar no design e produção das peças, atualizando alguns fits. Além disso, tais minúcias podem e devem ser levados às fisionomias mais trendy da temporada, e mesmo no jeans feminino mais enfeitado. Sabemos que o público nacional tem bom apreço pelo jeans decorado e enfeitado, dotado de informações de moda visíveis. Porém mesmo estes, precisam do “detalhe” peculiar ao jeans, sempre observado pelo consumidor.


Para auxiliar nesta tarefa, o GuiaJeanswear agrupa na galeria de imagens, detalhes passíveis de colaborar para interpretações comerciais e atuais, de marcas como Zara, Adriano Goldshmied e G-Star entre outras. Costuras de gabarito, bolsos partidos, mix de metais e tecidos são o foco principal. Nos croquis, as informações são levadas à cintura alta feminina, simulados em peças que contemplam a lógica do color block em denim. Já no masculino, as influências se desdobram nos croquis em detalhes nos bolsos traseiros, simuladas em um fit mais sequinho e atual.


VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO/CROQUIS: VIVIAN DAVID