Rhodia lança poliamida eco em parceria com Ronaldo Fraga

Durante a 37ª edição do SPFW Verão 2015, a Rhodia se uniu ao estilista Ronaldo Fraga para lançar sua nova fibra, a Amni Soul Eco, a primeira poliamida biodegradável do mundo. Francisco Ferraroli, presidente da área global de negócios Fibras, do grupo Solvay, afirmou que esse lançamento consolida ainda mais o comprometimento da empresa com o meio-ambiente e com a indústria têxtil.


A Amni Soul Eco é uma fibra com aditivos que a tornam mais favoráveis a decomposição quando descartada no aterro sanitário. “A poliamida tradicional leva em torno de 10 anos para se decompor enquanto a Amini Soul Eco no prazo de 1 ano já está 50% descomposta e em 3 anos desaparece completamente”, afirmou Francisco. O lançamento é inédito no mundo e tem tecnologia brasileira.


Sobre escolher Ronaldo Fraga para lançamento da fibra, Francisco foi direto: “A Rhodia está no SPFW desde o começo, e admiramos o trabalho do Ronaldo, a sua preocupação realmente sustentável e seu talento.” Já o estilista acredita na necessidade da indústria têxtil unir-se ao design: “Esse lançamento é muito importante para o mercado nacional, de forma que estabelece o diálogo entre indústria e design, e ainda abre caminhos e descobre soluções novas e únicas para a moda brasileira.”, afirma Ronaldo.


Em parceria com a Tecelagem Santaconstancia, as malhas compostas pelo fio Amni Soul Eco e apresentadas na coleção “Os cadernos secretos de Candido Portinari” de Ronaldo Fraga formaram uma bela composição de cores na passarela. “Nesse primeiro momento, quis usar as malhas com suas cores originais, sem estampas. O tecido tem bom caimento, ótimo tingimento e conversa bem com outros tecidos como o 100% algodão, o que, para mim, é muito importante.”, afirmou Ronaldo.


Por fim, Alesandro Pascolato, da Santaconstancia, afirmou que o preço do produto não difere muito da poliamida tradicional, e que na peça final esse custo é imperceptível, tornando o tecido extremamente comercial. O lançamento do fio está previsto para o mês de maio.

MARINA COLERATO | FOTOS: AGÊNCIA FOTOSITE/EQUIPE GUIA JEANSWEAR