Romance e influência soviética na Calvin Klein

Algumas pessoas tem um entendimento nada convencional sobre romance. Inspirado na cena central de “Ivan`s Childhood”, filme russo de 1962 no qual dois personagens descobrem seus sentimentos um pelo outro. E esse foi o enredo da coleção outono/inverno 2013 da Calvin Klein.



A influência soviética traduziu-se em um militarismo distinto, particularmente nos primeiros ternos e vestidos, trabalhados em sua maioria nas cores black e azul navy. Francisco Costa, designer da marca, elaborou um poderoso discurso com muito couro, acentuando ombros em peças de alfaiataria, e diversas silhuetas oversized em tecidos estruturados e pesados. O contraponto de sua sensibilidade do visual de trabalho feminino foi dado pelos sedutores tops com formas retas e chapadas. A calça volumose estilo M. C. Hammer ganhou interpretações em couro e inclusão como opção sexy, poderosa e sofisticada nos fits.



Com tudo isso, Costa brincou com o desenho de xadrezes e quadriculados criando interpretações únicas para os mesmos, utilizando uma técnica de corte vasado com recortes perfeitos desenvolvidos à lazer. O resultado foi um efeito decorativo mas com visual minimalista.


Uma boa triagem da coleção pode ser fornecer importantes referências e direcionamentos. A técnica de cortes formando desenhos vazados decorativos, característica da coleção, vem sendo recorrente em peças coloridas e em white denim de importantes editoriais de revistas como Elle e Vogue. Sinalizam uma nova lógica que dialoga com o apelo decorativo estampados, porém mais elevados, pois comunicam maior exclusividade.


Diversas são as peças chave trabalhadas pela Calvin Klein que evidenciam o repertório de luxo que caberá ao denim. Tops, calças de alfaiataria com comprimento cropped, saias evasé mais longas e com cintura alta e vestidos com novas volumetrias. Recortes profundos, formas retas e peplum também caracterizaram o repertório de formas.


A fórmula para elevar o apelo de sofisticação ao jeans, confirmada nas coleções, é a diferenciação pelo volume no denim com aparência bruta. Shapes amplos que não perdem de vista desenhos da silhueta feminina. Pelo contrário, interpretam suas formas em um estilo poderoso e decidido.


VIVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO