Salão +B reúne denim couture

É incrível como podemos encontrar pessoas de diferentes países no Salão +B, feira direcionada aos lojistas e organizada pela ABEST – Associação Brasileira de Estilistas, que realiza um ótimo trabalho trazendo compradores do mundo todo ao país. Em sua quarta edição, o evento reúne até amanhã, dia 29 de maio, no MuBE, em São Paulo, 45 marcas, em sua maioria, moda praia – exatamente o que mais faz sucesso lá fora – além de prêt-à-porter, moda casual, calçados e acessórios com suas coleções para o Verão 2015. Entre os participantes, destaque para Remalola, Loér, Uma, Wasabi, Clube Bossa, Karin Feller, Sub, Brigitte, Movimento, entre outras.


“Investimos no valor agregado da moda brasileira, seu lifestyle e nas características únicas e reconhecidas de seus produtos finais. O Salão +B consegue reunir esses conceitos em um ambiente inspirador, aliado a uma rica programação”, avalia Roberto Davidowicz, presidente da ABEST. A organização da feira espera um público de mais de 1000 visitantes, gerando R$ 2,5 milhões em negócios.


E, como o Brasil é a bola da vez, há ainda a exposição inédita, aberta ao público, “ABEST Amor Brasil” que reúne criações de 16 estilistas como Cecilia Prado, Cia Marítima, Cris Barros, Iodice, Isolda, Jo de Mer, Lenny, Les Petits Joueurs, Martha Medeiros, Osklen e Ronaldo Fraga, que homenageiam o país valorizando a matéria-prima, cores, texturas e elementos do futebol. Os visitantes ainda puderem conferir duas palestras nesta terça, dia 27 sobre sustentabilidade e e-commerce. Confira as novidades em jeans para o Verão 2015.


Unak – “todo jeans tem uma história pra contar….”, seguindo essa inspiração a marca Unak há três anos no mercado surge com uma estética diferenciada, valorizando o design, a preocupação com meio ambiente através de processos menos agressivos e com a reciclagem de tecidos e um quê moderno da grife Ópera Rock, da qual Bruna Santini – dona da Unak – também traballhou como estilista. Com loja em Santana (SP)e multimarcas espalhadas pelo País, a Unak traz uma moda atemporal, para homens e mulheres, com estampas diferenciadas e lavagens suaves onde a modelagem é valorizada pelos recortes e misturas de materiais como tule e cetim em camisas e coletes. Destaque ainda para o denim acetinado e a sarja com toque aveludado no lilás, azul, laranja e cáqui. A coleção ainda traz shorts com desfiados e camisas em vários tons.


Uq Bar – há dois anos no mercado, a marca vende em multimarcas no Brasil e em países como França, Japão e Portugal uma moda para a menina e para a mulher que valoriza peças que durem, com estampas exclusivas e fabricação própria. A malha com aspecto denim vêm na pantalona com padronagem a laser, na saia e no vestido. A coleção ainda traz muita malharia em diferentes cores.


Novo Louvre – outra marca que merece destaque pelo lindo trabalho realizado no denim, apesar do foco ser em peças de seda, está desde 2007 no varejo e há três coleções trabalhando também no atacado, com 10 multimarcas no país e 9 no Japão. Sob o comando da simpática Mariah Salomão a Novo Louvre, com sede em Curitiba busca sempre suas inspirações na cidade. Desta vez, a casa da bisa de Mariah serviu como mote para enaltecer o trabalho do pintor Artur Nisio e seus quadros expostos na residência. Daí surgem lindas peças em jeans como tivessem sido pinceladas com padronagens florais que misturam elementos do rococó e pixels. As modelagens passeiam pela girlfriend, flare, skinny, além de shorts, batas, saias longas. Com cara de alfaiataria as peças ganham lavagens limpas que misturam o avesso colorido ao denim bruto com recortes inusitados. A marca atende a mulher contemporânea, urbana, sexy e inteligente que busca peças atemporais. Prova disso é a frase que vem estampada no cós das calças: “Fui tecido, sou calça, serei herança”.


Heloisa Faria – a marca há dois no mercado, mantém loja própria na Vila Madalena, em São
Paulo e trabalha com e-commerce e multimarcas no Brasil e Japão. Mais uma grife que vende peças atemporais para a mulher que gosta de se expressar através do que veste. As estampas permeiam vários modelos em seda e materiais naturais como algodão e linho. No denim, a lavagem vem somente amaciada mesclando o direto e o avesso no azul mais claro em vestidos, shorts, camisas, calças e saia lápis. Os colors ganham tons suaves como verde e azul claro em modelagem bem sequinha.


Tritt – a marca de São Paulo, aberta há um ano e meio, vende por e-commerce uma moda feminina com destaque para os modelos em tweed e renda, mais clássicos e femininos. Com sua primeira coleção no jeans, a grife aposta na alta costura em peças mais elaboradas no denim bruto e lavagem limpa com leve brilho. Destaque para os vestidos com costuras aparentes e rebites diferenciados e saias com babados e detalhes de zíperes.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR