Santa Catarina Moda e Cultura chega a edição #9

O movimento Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) #9 começou em abril e continua ao longo dos próximos meses. O evento tem como objetivo promover a troca de informação e experiência não só entre empresas, mas também entre instituição de ensino, alunos, professores e profissionais convidados do setor. Este movimento multidisciplinar busca a projeção do estado de Santa Catarina como referência de moda e design em nível nacional, fortalecendo e aumentando a competitividade das empresas e profissionais envolvidos.


Entre as 17 empresas participantes do SCMC #9 estão a Cia. Hering, Audaces, Tecnoblu, Meu Móvel de Madeira, Dudalina, entre outras, que juntas registram um faturamento anual superior a R$ 4 bilhões e empregam mais de 25 mil colaboradores. Participam também do evento deste ano 12 instituições de ensino, entre elas SENAI Joinville, UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina e UNIASSELVI – Universidade Leonardo da Vinci; UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina.


Desde abril até agora, o SCMC ano #9 já contou com ações do “Inteligência Compartilhada”, “Experience”, “Experience EDU”, “Thinking” e “VIC (Very Importante Company)”, além de palestras e workshops. “O SCMC tem como missão antecipar tendências de consumo, consolidar a identidade de moda de SC e, através da inovação, promover o desenvolvimento das empresas e instituições envolvidas. Para que isso se mantenha, Instituições de Ensino de todas as regiões do estado são envolvidas com seus professores e alunos para capacitar os profissionais que irão atuar nas empresas, garantindo um crescimento sustentável. Aqui estamos falando do ‘Inteligência Compartilhada’, que é somente uma das iniciativas do evento. Além desta, temos atividades como o ‘Thinking’, que envolve e integra todos os empresários; o ‘Experience’ e o ‘Experience EDU’, onde as empresas e Instituições de Ensino compartilham suas práticas de gestão; o VIC (Very Important Company), que tem como objetivo visitar empresas de outros segmentos para tomar conhecimento de outros modelos de gestão; e missões ao exterior, para entrar em contato com outras realidades, fomentando assim a internacionalização das empresas.”, declara Claudio Grando, presidente do SCMC.


O Santa Catarina Moda e Cultura foi criado em 2005 a partir da inquietação de um grupo de empresários da região do Vale do Itajaí que, analisando a realidade do mercado catarinense, entendeu que o estado sempre foi reconhecido nacionalmente por sua qualidade produtiva e variedade de produção têxtil, ocupando a segunda posição no ranking dos maiores faturamentos da indústria têxtil nacional, mas precisava de uma transformação para que passasse a entregar produtos com inovação e design. Desde então, através de programas de atualização, capacitação, interação e networking, o SCMC inova e fomenta o mercado de moda e design de Santa Catarina, fortalecendo sua identidade criativa e seu valor agregado.

REDAÇÃO | FOTOS: DIVULGAÇÃO