Sarjas coloridas acompanham o visual do denim

As análises de tendências do segmento jeanswear em especial as que focam as grandes capitais de moda européias, estão ficando efetivamente cada vez mais coloridas e estampadas. As bases PT e a sarja colorida, com efeito vintage, são as grandes protagonistas deste cenário. Tal mix, evidencia de forma esclarecedora o alinhamento atual do brim à todas as possibilidades de lavanderia, inicialmente pensadas exclusivamente para o denim.


Sarjas coloridas com desbote em fundo branco, pegada “vintage”, puídos, rasgos, e marcações de uso são exemplos fartos em feiras como Bread&Butter, Cotterie e LA Vegas Show. Ainda nestas feiras, percebem-se os coloridos em versões estampadas à laser, com efeitos como pontos de luz, e toque coated ou emborrachado. Também o tie-dye, com seu visual glamouroso, já vem sendo trabalhado há algumas temporadas e permanece com leitura de lançamento.



As tecnologias oportunizadas pelo laser, antecipam a nova realidade do segmento, e felizmente são eficazes também na diferenciação das peças confeccionadas à partir do brim. Em evidência nas paletas coloridas para o inverno 2014, destacam-se os tons esverdeados, tonalidades com fundos terrosos, e vermelhos fechados ou “faded”. Você vai encontrar os coloridos com aplicações resinadas, em tie dye, visual vintage ou mesmo com estampas aplicadas (estrelas ou polka-dot).


A participação dos coloridos vem aumentando dentro das coleções femininas e masculinas do território nacional. A vocação miscigenada e diversificada da moda brasileira, é receptiva às lógicas passíveis de tornar o jeans tão plural quanto suas diferenças regionais. A importância de se desenvolver coleções com peças especiais em lavanderias industriais se faz uma exigência, assim como o desafio de encontrar soluções produtivas e industriais para atender tal demanda. Sem esquecer, que entende-se por soluções produtivas, também as soluções sustentáveis.

VIVIAN DAVID / FOTOS BBB: EQUIPE GUIAJEANSWEAR / DEMAIS FOTOS:REPRODUÇÃO