Síntese das coleções apresentadas em Londres

Menos pijamas, mais activewear. As coleções apresentadas no London Fashion Week, esclareceram muitos consensos entre as tendências que estarão influenciando a temporada de verão 2014 – 2015 brasileiro. Paletas de cores, formas e volumes mostraram alinhamento com os desfiles de Nova York, no entanto Londres mostrou uma ênfase maior nos materiais tecnológicos, ligados ao desempenho esportivo, frequentemente deslocados para um visual inóspito para sua linguagem original, como camisolas longas e vestidos sofisticados. Quanto às formas, mangas circulares e visual minimalista se consolidaram, porém com uma pegada ladylike mais forte. Já o denim, mostrou um repertório mais enxuto nas passarelas, porém com leituras mais diversificadas e próximas do streetwear, proporcionando mais elementos direcionais para o segmento.


Nossa galeria traz uma breve síntese das cores, materiais, estampas e, novamente, reserva um espaço maior às criações onde o índigo, ou mesmo a sarja tingida, realizaram desde uma pequena aparição, até múltiplas interpretações constando como matéria-prima chave de uma coleção. Nesse grupo, encontram-se Paul Smith, Sisters by Simbling, Marques Almeida, Ashish, Vivienne Westwood e como uma inspiradora referência de estampas e conjuntos para o jeans, Emma Cook.


CORES: Londres mostrou uma proporção maior de cores amenas como o bege, rosa e azul esfumaçado. O amarelo, foi colocado em diversas intensidades, apagado pelo branco, intensificado pelo visual fluo ou aquarelado e macio. Os desfiles trouxeram também as versões olímpicas destas cores e incluiu o tom roxo leitoso e diversas nuances adocicadas do pink. No geral, foram as mesmas cores de Nova York, com uma aposta mais corajosa no verde, que mostrou novas aparências saturadas, além dos tons nudes.


MATERIAIS: Diálogos com o denim poderão ser criados com neoprene, couro e os brilhos dos paetês. Destaque para os looks com transparências acentuadas em peças longas compondo sobreposições peculiares à peças mais curtas, a exemplo de Ashish Gupta. Toques cristalinos, a exemplo de Marques Almeida e materiais leves e plastificados foram mais evidentes em Londres.


ESTAMPAS: Os grafismos também vieram acentuados em Londres, porém o mix de padronangens exóticas se mostrou também enfático, através do animal print, estampas tropicais, o vichy alterado em novas proporções. Para o segmento denim, as referências mais pertinentes são dadas pelas coleções de Emma Cook e Sisters by Simbling. Ema Cook, trouxe as folhagens e flores tropicais, jogadas em peças que dispensam tradução para o segmento jeanswear. Já a Sisters by Simbling, trouxe o animal print gráfico, as estampas sessentistas e principalmente o polka dot, reforçando a consistência da estampa para o segmento, junto à apresentações anteriores de Nova York, como a da grife Creatures of Comfort.


DENIM: O mix mais usável para o denim das ruas veio através da marca Sisters by Siblimg. No mix, tivemos novos cortes e cinturas para os shorts de verão, que mostraram uma fusão com o visual das hot pants para praia das décadas de 50 e 60. A marca também reiterou para o verão a proposta da saia lápis, enfatizou o outerwear através das jaquetas e casacos, mostrou sua versão para a blusinha em denim com jeitão de t-shirt e elevou o apelo feminino da coleção através do vestido com pences sessentistas: todos uniformizados pelo polka dot. Para o público maduro, referências adequadas constam na alfaiataria blocked denim e nas calças clochard de Paul Smith. Já Marques Almeida, esclareceu a importância da influência hippie para o segmento, bem como o diálogo das transparências para com o denim, trazendo junto às calças pata de elefante, os tecidos fluidos em cortes geométricos enviesados. A linguagem cut-off colocada como um enfeite, mesmo para a sarja branca, foi outra linguagem colocada por Marques Almeida, que também se deixou levar pela influência indiana. O mesmo ocorre na coleção de Ashish Gupta, que colocou para o verão a leitura atual do ripped intenso, combinado à paetês e brilhos multicoloridos.


ViVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO