Síntese das coleções mais direcionais para o denim

Mulheres menos básicas, mais sedutoras e vestindo os principais temas da temporada de Verão 2015 (equivalente à Verão 2016 nacional) em interpretações mais conceituais. Nas coleções apresentadas em Paris onde o denim foi proposto como um material desejo, muitos temas se confirmaram, como os anos 70 através de Sonia Rykiel e do hippie-boho de Chloe, as influências marítimas sob o ponto de vista de Anthony Vaccarelo, e mesmo a imagem da mulher mais linda e perfeita, que em Milão se apresentou pela encarnação da boneca Barbie, e que na temporada parisiense esteve presente na coleção de Jean Paul Galtier, através da imagem das extravagâncias femininas, e das referências dos concursos de beleza do universo do futebol, boxe e cultura mexicana.



Outras influências decorativas e elaboradas também foram exploradas, como a cultura chinesa e a proposta forte e imponente do avatar de Kenzo, uma das coleções que mais impactou pelo tom de novidade dos volumes e construções. A proposta da moda funcional e do sportswear, apareceu diluída nos temas já citados, em conjuntos jogging ou composições prontas para transitar no ambiente urbano.



No quesito tendência, as coleções destacaram como visual desejo os vestidos estruturados em denim, ou quebrados em tops e bottons, em um patamar mais elevado do que os macacões e conjuntos de shorts e bermudas. A saia longa é peça-chave da estação, e aparece tanto reta com fechamento por botões, quanto na esvoaçante leitura evasé, finalizada pela sofisticada cintura clochard. Ainda no repertório de formas, temos o estilo funcional girando em torno de cinturas elásticas, bolsos quadrados, e looks de duas peças. Na coleção de Kenzo, destaque para os interessantes desenhos de golas embutidas na construção das peças, passíveis de renovar o outerwear, sempre importante no universo índigo.



Para quem busca influências para renovar o jeans do público estilo mulherão, Jean Paul Galtier trouxe bons detalhes, como os bolsos das minissaias aparentes ostentando efeito glitter em padrões de lenço. O mesmo visual cintilante, foi aplicado em bermudas, tops cropped e minissaias. Já Damir Doma, reforçou a importância das bermudas mais longas para as coleções femininas, inclusive nos looks de conjuntos.



As lavagens giraram em torno dos delavés e índigos vivos e amaciados. Nossa galeria agrupa toda a diversidade de interpretações no visual índigo, focando os detalhes mais interessantes, antecipando um pouco do visual que será proporcionado sob o formato de análise dos temas do Verão 2016, na próxima semana.

VIVIAN DAVID / FOTOS:STYLE.COM