Snowboard e grunge inspiram jeans da Dsquared2

Um passo opulente rumo às inspirações que envolvem o Grunge. Mescle tudo isso com o estilo de vida desafiador do surf na neve e do esqui, personificado no visual dos jovens esportistas da neve, ao som da icônica banda Nirvana. Foi a partir desta fantasia direcional que Dean e Den mentes criativas por trás da Dsquared2, renovaram o mix da marca com vistas à temporada de Inverno 2019 (equivalente a 2020).

Um dos acabamentos mais destacados para o jeans dentro desta nostalgia foi o tie-dye pauperista, apelido dado por designers. Explorando em uma primeira etapa os tons avermelhados, e evoluindo para versões multicoloridas; o tratamento foi o diferencial de calças, casacos anorak, regatas plastificadas e toda uma sorte de peças-chave sugeridas. Na leitura final, as nuances lembraram muito mais as rajadas de neve causadas pelo esporte do que a pegada artesanal do tingimento. A quebra “incompatível” de toda essa explosão de texturas foi dada pelo xadrez, pela ênfase no volume das peles, pelo estilo western em versão plastificada no topo do look, pelas versões psicodélicas do padrão phyton, pelo acréscimo de franjas em alguns itens, e pela inclusão do verde militar e marrom estilo explorador na cartela de cores.

Mas a Dsquared2 trouxe mais do que referências para cores e texturas. Sugeriu engenhosas construções para as calças jeans seguindo o estilo articulado das roupas adequadas para a neve. Tendo como base os fits retos e sequinhos, colocou para o mercado um novo formato para a tendência das barras, enfatizando barras abotoadas por fechos, ou lacradas por velcros, reguláveis por fechos, e brincou com o formato cargo ajustado, permeando as calças com recortes no entrepernas, e bolsos utilitários planos.

Entre as referências comerciais sinalizadas pela Dsquared2, talvez a mais relevante para o denim, tenha sido a legitimação dos tons avermelhados para a temporada. Também a pertinência das inspirações que ampliam o olhar masculino para experiências desejo, como o esqui. E com elas, toda sorte de tingimentos artesanais que induzam o imaginário masculino para um lifestyle muito mais zen figuram como temas direcionais. Mais do que referenciar um visual conhecido, o grunge, o trend-alert em evidência foi para as cores, formas e histórias que falem de qualidade de vida.

Fonte: Vivian David | Fotos: Reprodução