Sobe e desce de comprimentos e barras

Com o verão sobem as saias, descem os decotes e mesmo aquelas peças onde o “pano” já encurtou tudo o que podia ainda apresentam soluções nas variações de comprimentos renovando seu visual.


Estamos falando dos shorts. Os comprimentos da cintura sobem – e isso já está bastante evidente para todos os profissionais da área principalmente no segmento jeanswear. Mas há também um jeitão novo, um certo estilo punk oitentista, que alterou bastante sua fisionomia.


Esse novo visual tem barras recortadas sem pesponto para “segurar” ou “controlar” o tamanho do desfiado, e principalmente, laterais mais cavadas acentuando as curvas femininas. A altura mais comprida da barra muitas vezes coincide com o limite do gancho. A marca ONE TEA SPOON traz bons exemplares para influenciar a nova modelagem da temporada especialmente para quem produz coleções voltadas ao estilo mulherão que busca no short um verdadeiro festival de “fiu fius”!


Além desta novidade, as franjas são um detalhe também bastante recorrente. Neste caso a peça dispensa o desfiado e adere à barra covencional. É a opção para o short de balada, voltado ao público jovem que explora um visual charmoso e urbano e que algumas marcas nacionais já anteciparam nas coleções atuais.


Bordados étnicos, e opções estampadas permanecem uma febre e grande parte do mérito se deve à criatividade das tecelagens e à facilidade que representa para a indústria buscar uma modelagem trivial e renová-la com o recurso da estampa. Atente para o potencial de evidenciar através do motivo escolhido o público e suas preferências. Confira algumas criações de grandes marcas e exemplos de estampas em croquis para inspirar inclusive os criadores de matérias-primas.


ViVIAN DAVID / FOTOS: REPRODUÇÃO