O SPFW N56, que acontece de 08 a 12 de novembro, encerra o Festival SPFW+ ORIGENS, que compôs uma trilogia que se iniciou em 2021. Este ano, o SPFW mais uma vez abraça as transformações da sociedade e reafirma a forca do coletivo para ressignificar padrões e realidades, reconhecendo a cultura como agente social libertador e transformador.
“O evento sempre buscou fazer uma provocação sobre quem somos e o que nos une como coletivo humano criativo, celebrando esse caráter diverso e plural tão presente em nossa expressão artística e estética”, afirma Paulo Borges, diretor criativo do SPFW. “O evento é onde essa experiencia se atualiza.”
Ao longo de seus 28 anos de existência, o SPFW busca chegar onde a criação, a diversidade, a sustentabilidade são uma força, promovendo a inclusão, identificando atores e lideranças locais e projetos que privilegiam o desenvolvimento socioeconômico no Brasil, fomentando o empreendedorismo e a vanguarda criativa em toda sua potência de inovação.
Esta edição ocupará dois importantes espaços da cidade, além de diferentes locações em endereços históricos: o hub criado no Komplexo Tempo, no bairro da Mooca, e o Iguatemi São Paulo, na Faria Lima. Ao todo, serão 38 desfiles sendo 01 projeto especial da Sou de Algodão, que faz uma apresentação em tributo ao jeans, que completa 150 anos de história em 2023.
NOVAS MARCAS, NOVAS APOSTAS
Destaque para as estreias desta edição: Artemisi, marca da capixaba Mayari Jubini que celebra o feminino que desperta o empoderamento e a sensualidade através da tecnologia, João Maraschin, designer gaúcho, com forte presença internacional, que cria processos sustentáveis equilibrando tecnologia e artesanato, com um olhar para o desenvolvimento colaborativo, Matheus Cardoso, designer mineiro que aposta na alfaiataria street, Sau, marca de moda praia da estilista cearense Marina Bitu e a Hist, da estilista também cearense Giuliana Braide, destacada no report global da WGSN e que une a estética do streetwear com a alfaiataria desconstruída. Já as marcas Foz e Heloísa Faria – que participaram com fashion filmes na edição passada – fazem sua primeira apresentação presencial.
LINE UP
Dia 08 de Novembro
10h00: Patrícia Viera – Iguatemi São Paulo
12h00: João Pimenta – Iguatemi São Paulo
14h30: Depedro – Iguatemi São Paulo
16h00: Helô Rocha – Externo
17h30: Korshi 01 – Komplexo Tempo
19h00: SAU (*) – Komplexo Tempo
20h00: Martins – Komplexo Tempo
21h30: Artemisi (*) – Komplexo Tempo
Dia 09 de Novembro
10h00: FOZ – Iguatemi São Paulo
2h00: The Paradise – Iguatemi São Paulo
14h30: Marina Bitu – Iguatemi São Paulo
16h00: Mateus Cardoso (*) – Externo
17h30: Sou de Algodão (**) – Komplexo Tempo
18h30: Rafael Caetano – Komplexo Tempo
19h30: TA Studios – Komplexo Tempo
20h30: Walério Araújo – Komplexo Tempo
21h30: Handred – Externo
Dia 10 de Novembro
12h00: Greg Joey – Iguatemi São Paulo
14h30: Apartamento 03 – Iguatemi São Paulo
17h30: Ronaldo Silvestre – Komplexo Tempo
18h30: David Lee – Komplexo Tempo
19h30: Weider Silveiro – Komplexo Tempo
20h30: HIST (*) – Komplexo Tempo
21h30: Dendezeiro – Komplexo Tempo
Dia 11 de Novembro
10h00: Ateliê Mão de Mãe – Iguatemi São Paulo
12h00: João Maraschin (*) – Iguatemi São Paulo
14h30: Angela Brito – Iguatemi São Paulo
17h30: Rocio Canvas – Komplexo Tempo
18h30: AZ Marias – Komplexo Tempo
19h30: Renata Buzzo – Komplexo Tempo
20h30: Santa Resistência – Komplexo Tempo
21h30: Forca Studio – Komplexo Tempo
Dia 12 de Novembro
16h00: Lino Villaventura – Iguatemi São Paulo
17h30: LED – Komplexo Tempo
18h30: Lucas Leão – Komplexo Tempo
19h30: Heloísa Faria – Komplexo Tempo
20h30: Gefferson Vila Nova – Komplexo Tempo
21h30: Bold Strap – Komplexo Tempo
(*) Estreia
(**) Projeto especial
INSTALAÇÃO ORIGENS / RESSIGNIFICAR
Aceitar o desafio de repensar modos de existência está na origem do SPFW.
Enxergar outras dimensões para ressignificar a natureza, o indivíduo e a tecnologia; experimentar para se surpreender e transformar; questionar padrões e propor cortes que reorientam o campo da experiência.
Esta exposição é um convite à reinvenção. Retratos de pessoas diversas e anônimas são o ponto de partida para ressignificar uma arquitetura de imagens que se desdobram no espaço e que se sobrepõem em densidades, recortes, texturas e superfícies, ora fixas ora fluidas, provocando o olhar, questionando certezas, para criar outras combinações e interpretações.
Entre a Origem e o Ressignificar, a construção de passagens que se desdobram em quatro momentos: A gente faz o coletivo / Desconstrução e movimento / Transição / Ressignificar. Com concepção de Paulo Borges, as fotos são de Adriano Damas, a vídeo instalação de Richard Luiz e arte têxtil de Renan Estivan. Os tecidos foram oferecidos pela Focus Textil e as impressões feitas num processo de sublimação em parceria com a Epson.
CRIA COSTURA, ACELERADORA CRIATIVA
Os novos tempos pedem soluções mais humanas e sustentáveis para potencializar protagonistas e empreendedores criativos. O programa Cris Costura, Aceleradora Criativa foi criado pelo INMODE – Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa – com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – com o objetivo de identificar e promover talentos, para transformar competências técnicas de costura em habilidades de valor agregado.
As peças em exposição no Komplexo Tempo, durante os dias do evento, foram elaboradas durante a 4a edição do programa Cria Costura, Aceleradora Criativa, realizada na Vila Carrão, zona leste da capital paulista, a partir de técnicas e conceitos que estão transformando o jeito de fazer moda, mais consciente e responsável.
No processo de imersão criativa e capacitação técnica, os participantes utilizaram o método zero waste aplicado à modelagem, que tem como objetivo ocupar ao máximo a superfície do tecido, minimizando a produção de resíduos têxteis. Foram desenvolvidas três modelagens para uso comum, e o desafio consistia em criar modelos únicos a partir destas bases com a aplicação de penses, pregas, drapeados, jabours, plumas recicladas e recortes.
JOVENS TALENTOS PAULISTANOS
Este programa é uma iniciativa do INMODE – com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – e que teve como objetivo identificar e promover novas microempresas e empreendedores individuais de moda e design, das cinco regiões da São Paulo. Todas passam por rodadas de mentoria, consultoria e trocas ao longo do programa. Do total de 25 participantes, 15 nomes foram selecionados e terão seus produtos à venda na loja do evento.
LOJA POP UP
A Pop Up Store nasceu de uma vontade de aumentar a visibilidade de marcas pequenas e autorais e proporcionar ao público do SPFW uma experiência ainda mais rica. Para a edição N56, o evento decidiu trazer novamente esse espaço para o público que terá a curadoria de Paulo Borges e Cartel 011.
A Pop Up irá contar com mais de 40 marcas, além daquelas selecionadas no projeto Jovens Talentos Paulistanos.
INGRESSOS
Ingressos à venda pelo link: https://www.eventim.com.br/spfwn56
(somente para o Komplexo Tempo)
TRANSMISSÃO E COBERTURA
Todos os desfiles serão disponibilizados no You Tube e site do SPFW: www.spfw.com.br.
LOCAIS:
Komplexo Tempo – Av. Henry Ford, 511 / Mooca – 16h30 às 23h
Iguatemí São Paulo – Av. Brig. Faria Lima, 2.232 – 12h30 às 14h30
Fonte: Redação | Foto: Divulgação