Sport, street, boho e paz sinalizam a presença do jeans nas coleções

Boho: tendência que enfeita o lifestyle urbano com franjas arrastadas, sem pecar na leitura atual. Streetwear: pretexto para agregar referências com jeitão de praia no look jeanswear feminino, e basquete no masculino. Branco: desejo libertador da estação, que não se contenta em quebrar o look através de uma peça e abençoa as composições da cabeça aos pés. Alfaiataria: o novo idioma do estilo de vida desencanado e livre. Estas são as mensagens mais fortes colocadas pelas vitrines de Verão 2017 internacional em Barcelona, cujos arranjos sinalizaram a presença do jeans como carro-chefe das coleções.



Na Topshop, o Boho mescla o estilo militar à mantas com jeitão artesanal. E neste mesmo mix, onde saias estampadas em motivos étnicos constam, o jeans é interpretado com pegada fashion mais corajosa: barras quebradas em listras e intercaladas com transparências sinalizam o bom diálogo do estilo com a tendência das barras experimentais e os acabamentos ácidos. O mesmo tema aparece na Felgar, na combinação jaqueta jeans e vestido. Jaquetas descarregadas, e coletes elevando a leitura de looks simples são peças-chave, assim como a apresentação de modelagens mais confortáveis do jeans, como retas e girlfriends, envaidecidas por ítens decorativos.



A pegada streetwear da estação, no entanto, representa uma inspiração forte para o território nacional, pois proporciona idéias para a apresentação do jeans associado à moda praia, e aos ítens do mix esportivo. As vitrines da gigante Forever 21 são a grande referência, e demonstram tal alquimia na combinação do shortinho em lavagem ácida com o top listrado. No menswear, a fusão migra para o diálogo entre looks basquete e camisetas esportivas, pareando tal aparência com a produção desejo bermuda casual e colarinho tropical – destaque da DC.



Na Furest a presença do jeans é sinalizada pelas composições com alfaiataria, representando a chamada para o look cool por excelência no ambiente cidade. Aqui o fit skinny, a calça branca, as lavagens cáqui, e cortes casuais são mais salientados. Por último, existe uma demanda muito forte pelo look total white – principalmente nas coleções que se fundamentam no jeans. A vitrine Calvin Klein ilustra bem o apelo comercial desta cartela, pontuando o white denim com os tricôs leves e t-shirts, refletindo nos looks o humor leve e confortável, tão almejado no espírito do nosso tempo.

VIVIAN DAVID | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR