Startups mostram como a indústria têxtil pode se modernizar e reinventar na Agreste Tex

Durante a edição 2022 da Agreste Tex, realizada entre 29 de março e 1º de abril, em Caruaru, a inovação ganhou destaque no Startup Corner. O evento reuniu 15 startups em um espaço exclusivo, buscando conectar pessoas e empresas que realizam negócios e promovem o crescimento da região.

A Faz Agilizar, de Lady Lima e Welitton Alves, foi uma das startups participantes do evento, apresentando um sistema de solução digital para quem utiliza o WhatsApp para vender no varejo e no atacado. Com um catálogo digital programado para processar os pedidos e enviar, organizados, pelo WhatsApp, o sistema facilita e agiliza processos para quem trabalha com produção têxtil e confecções.

A plataforma, criada no Polo de Confecções de Caruaru, atende a questões exigidas pelo ecommerce, inclusive a escolha do vendedor, com ajuste automático dos valores das peças para o atacado e o varejo, o sistema gera um relatório que inclui vendas e estoque e também faz gestão de leads para e-mail marketing.

“A gente trabalhava com materiais gráficos e durante a pandemia precisou se reinventar. Criamos a Faz Agilizar após percebermos a demanda de antigos clientes, que não conseguiam processar todos os pedidos registrados no aplicativo de mensagens. A gente fez uma pesquisa para saber se um programa que facilitasse a vida deles teria aceitação e criamos a plataforma já com vendas certas”, detalhou Lady Lima.

Lady Lima e Welitton Alves

Outro destaque foi o Molde.me, uma ferramenta que auxilia modelistas e confecções a criar melhor os seus moldes, fazer parte do encaixe automático e economizar tecido e tempo dentro da confecção. “A ideia surgiu através da necessidade desses profissionais que precisavam contar com um auxilio. Trabalho há 13 anos na área têxtil e presenciei de perto a dificuldade em achar um software de modelagem que trouxesse solução para as micros e pequenas empresas e que fosse fácil de usar”, explicou Tyara Nascimento, desenvolvedora do aplicativo.

O Startup Corner também contou com a presença da Vende Moda, plataforma voltada para a venda de roupas no atacado e concebida por Edrio Carvalho e Alcides Neto, e da Etiqueta Certa, com um sistema totalmente online e exclusivo para a criação do layout de etiquetas de composição para produtos têxteis e de vestuário de forma simples e rápida, fundada por Karine Liotino e Mariana Amaral.

A catarinense Coleção.Moda, dos sócios Thiele Biff, Renan Goulart Heinzen e Jonatas Pavei, também marcou presença na Agreste Tex e apresentou um aplicativo voltado para o gerenciamento de coleções, incluindo um robô para prever tendências.

Ao todo, 7 mil pessoas transitaram entre os estandes instalados na Agreste Tex. A edição 2024 do evento já foi confirmada pelos organizadores, e com a promessa de ser ainda mais grandiosa.

Fonte: Redação | Foto: Divulgação