Sucesso garantido em looks inspirados nos anos 70 para o Verão 2016

O Verão 2016 já chegou por aqui através do frescor dos anos 70, do colorido esportivo, romantismo da década de 50 e os contrastes entre o conforto e a praticidade do dia a dia. Estas são as apostas da equipe que apresentou ontem mais um Senac Moda Informação com palestras sobre os segmentos feminino, masculino, infantil e acessórios. Em todas elas, o jeans foi destaque por sua presença cada vez mais forte principalmente no mercado de luxo, como também pelas tonalidades de azuis que vão fazer sucesso na estação.


“O Senac Moda Informação confirma e organiza as informações da moda da estação, facilitando a pesquisa das confecções e assertividade no desenvolvimento das coleções. É um evento de referência no setor e um importante aliado do mercado nacional da moda”, explica Tatiana Putti, coordenadora da área de moda do Senac São Paulo.


Segundo a consultora de moda Luciana Parisi as principais cores são: branco e off white, preto, marinho, lima e canário, coral e pitanga, chambray e oceano (azuis mais claros), rosados, beges e terrosos, militar, escarlate. “O branco é a principal cor da estação juntamente com o marinho que podemos considerar o novo preto e todas as nuances de azuis, dos mais claros ao marinho e índigo”, comenta Luciana. Os tons cosméticos e terrosos continuam e o lima e amarelos mais fortes fazem contraponto às cores fechadas.


Vamos aos temas do Verão 2016!


Newstalgia 70: o principal tema que já vem ganhando destaque há um tempo, ganha força total e será impossível passar por essa estação sem pelo menos uma calça flare na coleção, seja ela no jeans, na malha, neoprene, seda, moletom….lisas ou estampadas, com a cintura super baixa (Saint Tropez) ou mais alta. Aqui entram referências etnofolks, gypsy, hippie, country, disco glam, geometrismos, florais, cashmere, patchworks, tie dye e brilho. Coletes também são peças-chave juntamente com macacões em modelos diferenciados, vestidos longos e detalhes de franjas ou babados. Principais cores: terrosos, laranja, amarelo, fúcsia, azul, vermelho e verde. Tecidos: malhas encorpadas, fluidas, índigo, sarja, lurex, paetê, couro e jacquards.


Yin Yang: calmaria e stress, conforto e agitação, guerra e paz. Aqui entram os opostos que se atraem e se complementam em peças práticas, urbanas e utilitárias com um quê militar em parkas, coletes e calças cargo. Macacões e vestidos longos são confortáveis. Os shorts ganham enormes bolsos e as blusas vêm em modelagens mais soltinhas e com toque suave. Destaque ainda para as formas amplas de pijamas e quimonos, botões redondos em metal, patchs, insígnias, calças carto e pantacourts. Principais cores: verde-militar, areia, neutros naturais, branco, off-white, branco & preto. Tecidos: algodão, liocell, sarjas, nylon, seda. Estampas: camufladas, florais, geométricos.


Summer Lady: o romantismo nunca sai de moda e, para o Verão 2016 vem super chique e mais clássico com referências aos anos 50 com cintura marcada em vestidos e saias rodadas, evasês ou com plissados. Os looks com saia lápis e tops croppeds ou corselets também chamam atenção pela delicadeza ou referências náuticas. A modelagem capri com cintura alta surge juntamente com blusas estampadas ou rendadas. Para complementar as produções “pretty girls” casaquetos e jaquetas mais curtinhas. Cores: bem adocicadas como rosa, verde e azul clarinhos juntamente com o preto, branco e nude. Tecidos estruturados como shantung, crepes e organza, além de cetim, laise, sarja acetinada e malhas dubladas. Estampas: florais, vichy, listras e poás.


Playtime: o tema mais jovem da estação mescla tons vivos como pink, amarelo, verde e azul royal e estampas divertidas em peças mais justas ou bem largas e com pegada esportiva. Conforto é imprescindível para essa moçada, sem abrir mão do apelo fashion e moderninho de peças como minissaias, muitos tops e camisetas curtinhas, calças jogger, jaquetinha bomber, bermudão, vestido camiseta e short boxer. Aqui surgem referências aos anos 80, cultura pop, games e o desfile de Moschino, inspirado na Barbie. Tecidos: malhas sintéticas, couro, jeans, moletinho, neoprene, mesh e tecidos tecnológicos. Entre as estampas, destaque para os poás, boquinhas, listras, blocos de cor, ilustrações, logos e mensagens.

VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR