Sustentabilidade em pauta

A sustentabilidade ambiental será o principal tema da próxima edição da Texcare International, feira direcionada ao setor industrial têxtil, e que acontece de 5 a 9 de Maio de 2012, em Frankfurt, com as novidades em máquinas e produtos químicos. A eficiência energética e uma política de aquisição eticamente correta dominarão o salão que contará com 250 expositores.


Estarão em pauta assuntos como conservação de recursos, eliminação de resíduos, procedimentos “amigos do ambiente”, produtos ecológicos e uma produção eticamente correta.


Abastecimento energético seletivo
Uma das grandes problemáticas no setor industrial têxtil é o consumo energético elevado, principalmente para as empresas de tinturaria e lavanderia, que frequentemente recorrem às altas temperaturas durante os processos de lavagem e secagem. Para compensar os preços do aumento da energia, o setor de engenharia mecânica apresentará novas soluções de otimização dos processos.


A reutilização de recursos é outro dos temas que gera grande interesse. Os sistemas de recuperação para a utilização de energia térmica, ou o recurso a energias alternativas, como a solar ou bioenergia, podem também dar novos impulsos ao mundo dos cuidados têxteis industriais.

REDAÇÃO | FOTOS: DICULGAÇÃO