Swarovski apresenta as tendências para o segmento de luxo

Em evento fechado para convidados, a Swarovski Elements apresentou sua nova coleção de Outono/Inverno 2014-15, no Shopping JK Iguatemi em São Paulo. Além das novas peças, cores e lapidações, a marca apresentou as quatro macrotendências que definirão a temporada para o segmento de joalheria, acessórios, têxtil e decoração.


Na gama de novos produtos, agregam à cartela de cores dos critais o Dark Moss Green, Crystal Lilac Shadow e o Blackberry Pearl. Nas formas e lapidações, foi apresentado o Sweet Heart Shape em forma de coração, o Trilhante que lembra a forma de um diamante, o Trevo feito a partir da união de quatro corações, a Crystal Coin Pearl lembrando uma pérola, porém mais achatada, as novas Beats (ou contas) e por fim o Urban Pendant, com ar mais sóbrio e masculino.


Para o segmento têxtil também foram apresentados novos termocolantes em forma de estrela, zíperes com cristais em várias combinações de cores, as Crystal Rocks que conferem acabamento rústico ao mesmo tempo em que luxuoso e caxilhos banhados. Para o jeanswear de luxo, muitas ideias podem ser aproveitadas para enfeitar e agregar valor à peça, através de botões, desenhos personalizados em hot fix e bordados com as várias opções de cristais e pérolas.


Na segunda parte do evento, foram comentadas as tendências gerais para a temporada, sob o tema comportamental que foca na individualidade coletiva. Um tema que sugere a união de dois opostos e o equilíbrio mundial entre individualismo e coletivo, proveniente das novas estruturas sociais e familiares da chamada Slash Generation. Por definição, a Slash Generation é a geração na qual as pessoas exercem várias funções e/ou várias profissões ao mesmo tempo. Devido à facilidade do compartilhamento de ideias e opiniões, observamos à volta do valor às tribos, porém com senso de identidade individual gerando a nova tendência de vender a customização.


Os quatro temas definidos através do olhar do conceito de comportamento apresentado navegaram entre o clássico, o contemporâneo, o romântico e o glamouroso. Para o tema clássico com o título de Opposites Attract (Atração de Opostos), a simplicidade extravagante ressaltou formas minimalistas através de linhas bem trabalhadas, delineadas por cristais. A cartela de cores abrange o branco, o rose dourado e o nude pálido as formas masculinas e femininas se comunicam resultando em uma idéia híbrida de homem e mulher (ex: calças boyfriend, mocassins, estilo tomboy e tons pastéis-rosados para o guarda roupa masculino).


Já o Nature Lab, com foco no mercado contemporâneo, aponta a união da tecnologia com a natureza (ex: paredes de concreto com plantas naturais) em uma cartela de cores que foca os verdes, cinzas e pratas, ressaltando formas orgânicas do corpo humano como a estrutura de vértebras, ossos e coluna cervical. Para as roupas, alusão ao 3D com materiais táticos (no jeans: texturas, coated, flocados e animal print com as novas tecnologias de beneficiamento).


O tema romântico Urban Nomad, retrata pessoas cosmopolitas que viagem por diversas partes do mundo a fim de conhecer novas culturas, agregando no guarda roupa peças étnicas e boemias. A cartela de cores passeia pelos amarelos e ocres em contraste harmonioso com o lilás e o roxo. No tema, predominam as sobreposições, o relaxed cool, a combinação de elementos como crochê + cristais, tweed + couro e o rústico glamouroso. Para o jeanswear, ressaltamos o mix de tecidos nas peças, os bordados étnicos e a calça reta, carrot e flare.


Por fim, o tema Glamour Decadence, retratou a fadiga da opulência através de excessos. Uma cartela de cores em cores densas agrega os tons vermelhos, fúcsia, o burgundy, rosas e musgos em peças luxuosas com muitos bordados, devores e jacquards. O exagero é representado através de pedras bordadas sob veludo, cristais sob tecidos bordados, etc. Para o jeanswear as oportunidades são infinitas. Ressaltamos as calças flare com muitos termocolantes, calças coated com bordados e mix de jeans com couro trabalhado com cristais.

MARINA COLERATO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR